Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Novos Media e Práticas Web

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

Francisco Rui Cádima

Data de abertura

23 de setembro de 2013

Número de vagas

25 vagas

Propinas

Valor total: 2000 €

Horários

4ª das 17 às 23 (Horário sujeito a confirmação) Horário de atendimento do Coordenador ECTS: 2ª feira e 4ª feira (14.00h - 16.00h)

Objectivos educativos

1) Adquirir competências específicas – tanto tecnológicas como criativas - no âmbito da migração para o digital, das linguagens, aplicações e ferramentas da comunicação multimédia interactiva e dos dispositivos dos novos media, procurando criar as competências práticas, críticas e reflexivas para o desenvolvimento de trabalhos de projecto e de inserção profissional inovadores e experimentais nas áreas Web;
2) Adquirir formação teórico-prática actualizada na área dos Novos Media e das Práticas Web associadas;
3) Conhecer, compreender e ser capaz de aplicar os conceitos, os enquadramentos teóricos e práticos e as ferramentas essenciais ao exercício profissional nas áreas específicas do curso;
4) Desenvolver competências para a realização de trabalhos práticos e de projecto no campo dos novos media interactivos;
5) Ser capaz de realizar projectos criativos, inovadores e experimentais na área de conhecimento aplicado do curso;
6) Conhecer as diversas realidades na área do curso, identificando e desenvolvendo as respectivas possibilidades profissionais e de concepção de conteúdos, produtos e serviços;
7) Ser capaz de perspectivar o seu desenvolvimento pessoal em articulação com a natureza das matérias técnica e cientificamente relevantes no contexto das novas estratégias para a sociedade de informação e da emergência dos novos media interactivos.

Condições de acesso

1) Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do Decreto-Lei n.º 74 de 24 de Março de 2006. 2) Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão seleccionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não lectiva)
Modalidades de componente não lectiva: Dissertação, Trabalho de Projecto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.)

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à parte escolar do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres lectivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da parte escolar do mestrado precede a inscrição para a realização da dissertação, do trabalho de projecto ou do estágio com relatório. 5) Para a avaliação da componente não lectiva consulte-se o regulamento interno da componente não lectiva dos cursos de mestrado da FCSH.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722011073 Práticas Web I 10.0
722011074 Práticas Web II 10.0
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722011065 Mundos Virtuais 10.0
722011104 Políticas e Estratégias do Audiovisual: A Migração para o Digital 10.0
7220111091 Standards, Usabilidade e Acessibilidade 10.0
Os alunos realizam 20 créditos no conjunto destas unidades curriculares. Os alunos realizam ainda 20 créditos, em regime de opção livre.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
722011150 Dissertação em Novos Media e Práticas Web 33.0
722011049 Estágio com Relatório em Novos Media e Práticas Web 33.0
722011090 Trabalho de Projecto em Novos Media e Práticas Web 33.0
Os alunos escolhem uma destas unidades curriculares.