Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Globalização, Diplomacia e Segurança

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Não atribuido

Coordenador

Teresa Rodrigues

Data de abertura

23 de setembro de 2013

Número de vagas

-

Propinas

--

Horários

Pós-laboral

Objectivos educativos

1. Avaliação dos grandes riscos atuais e os equilíbrios possíveis num mundo global, proporcionando um elevado grau de preparação teórica e aplicada, contribuindo para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança, diplomacia ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, empresas, organismos privados e no quadro da sociedade civil no atual sistema internacional.
2. Consolidar conhecimento num enquadramento teórico, prático e interdisciplinar sobre grandes questões nacionais e internacionais decorrentes dos desafios e oportunidades num contexto de globalização e de novos contornos de segurança, habilitando os participantes a melhor compreender, debater o quadro de
transformações e riscos crescentes do mundo contemporâneo;
3. Dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de simulação e análise prospetiva, que permitam uma compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área das grandes temáticas internacionais, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar.
4. Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que decorrem do processo de globalização e da atual perceção de risco e envolvam a tomada de decisões no âmbito da política
internacional.
Em colaboração com o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e o Instituto Diplomático (ID) do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O diploma é obtido após conclusão da parte curricular.

Acesso a outros cursos

---

Regras de avaliação

---

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722071127 Avaliação Estratégica - Exercícios de Simulação 10.0
722071124 Diplomacia num Mundo Global 10.0
722071123 Estratégia 10.0
722071092 Globalização e Segurança 10.0
722071125 Media e Política Internacional 5.0
722071126 Metodologias e Ferramentas de Prospetiva no Mundo Global 5.0
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722071093 Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade 10.0
722071084 Migrações e Identidades 10.0
722071041 Política Externa Portuguesa 10.0
722071082 Políticas Públicas e Governança 10.0
O estudante deve escolher uma unidade
curricular deste conjunto.