
Antropologia Política
Código
711001013
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Analisar sistemas políticos alternativos, de modo a demonstrar tanto a variabilidade dos sistemas e organizações políticos, como os princípios subjacentes a essa diversidade. No prosseguimento deste objectivo, o trabalho do semestre consiste na análise e comparação pormenorizadas de algumas sociedades seleccionadas em diferentes regiões culturais e ecológicas do mundo, com tipos marcadamente diversos de organização e de estrutura políticas.
b) Despertar nos alunos o interesse por problemas relacionados com a maneira como os grupos sociais se formam e se mantêm, como pessoas singulares (lideres, chefes carismáticos, laicos ou religiosos) e colectivas adquirem poder sobre as outras pessoas e o mantêm ou, pelo contrário, não conseguem mantê-lo.
c) Desenvolver as capacidades intelectuais, teóricas e práticas dos alunos para entender e explicar esses mesmos problemas, tendo em vista a médio e longo prazo a aplicação destes conhecimentos a estudos mais aprofundados ou/e carreiras profissionais.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
a) O Político e o poder.
b) Formas de organização política e de exercício do poder. As sociedades sem Estado
c) Coerção, hegemonia, controlo e resistência
d). Religião e política. Feitiçaria, bruxaria, Movimentos milenaristas e cultos de carga
e) Género e poder
f) Movimentos sociais
g) The west and the rest
h) O local e o global
Bibliografia
GLEDHILL, John (1994) Power and its disguises: Anthropological Perspectives on Politics, London, Pluto Press
SCOTT, James (1990) Domination and the arts of Resistance- Hidden Transcripts, New Haven and London, Yale University Press.
BALANDIER, G. (1987), Antropología política. Lisboa, Presença
EVANS-PRITCHARD, E. E. (1981), “Os Nuer do Sul do Sudão”, in Sistemas Políticos Africanos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian : 469-508.
CLASTRES, P. (1979), A Sociedade contra o Estado. Porto, Afrontamento
Método de ensino
Aulas teórico-práticas.
Método de avaliação
a) Ensaio escrito (limite máximo 10 páginas), sobre um tema proposto pela docente, baseado em bibliografia fornecida no âmbito do programa (50%);
b) Frequência (50%).