
Antropologia Urbana
Código
711001016
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Transmitir a informação etnográfica e teórica que constitui o património mais clássico da Antropologia Urbana.
b) Promover uma reflexão teórica e metodológica alargada em torno da constituição do campo disciplinar.
c) Actualizar as problemáticas da disciplina em torno de estudos de caso recentes.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Tradições da pesquisa antropológica no estudo das cidades 1.1. A Escola Sociológica de Chicago. Das críticas do conceito de desorganização social à nova abordagem do desvio. Ensaiando definições sobre a cidade e sobre o modo de vida dos urbanitas. O estudo das relações entre raças e culturas. Da interrogação sobre os preconceitos de raça e sobre a questão da assimilação à revolta dos ghettos negros 1.2. O Instituto Rhodes-Livingston: do tribalismo à etnicidade. Estratégias metodológicas e contribuições conceptuais 1.3. Entre subúrbios e ghettos: família e classe num subúrbio londrino; «aldeãos urbanos» em Boston; «gentrification» em Brixton; o ghetto e a cidade racializada nos EU 1.4. A cidade contestada: movimentos sociais e reestruturação do espaço urbano 2. Ruptura e continuidade na reflexão antropológica sobre a cidade 2.1. «Nenhuma cidade é uma ilha» 2.2. Cidade, aprovisionamento e trânsito 2.3. A cidade informacional: ligando o o virtual e material 2.4. Cidades pós-modernas 3. Representação, identidade e cultura em contextos urbanos 3.1.Espaço público e realidades privadas 3.2. Género e sexualidade na experiência urbana 3.3. Heterotopia e identidades étnicas na moderna metropolis 3.4. Contestando a cultura em cidades multi-étnicas 3.5. Reimaginando a cidade 3.6. A cidade depois do 11 de Setembro 4. A experiência urbana e o futuro da teoria urbana
Bibliografia
AMIN, A., THRIF, N., Cities. Reimagining the Urban, Cambridge, Polity Press, 2002.
LOW, S., “The Anthropology of Cities: Imagining and Theorizing the City”, Annual Review of Anthropology, 25, 1996, pp. 383-409.
LYNCH, O., “Urban Anthropology, Postmodernist Cities and Perspectives”, City and Society, 1994, pp. 35-52.
SANJEK, R. (ed), Anthony Leeds. Cities, classes and the Social Order, Ithaca, Cornell Univ. Press, 1990.
HANNERZ, U., Explorer la ville, Paris, Ed. Minuit, 1983.
Método de ensino
Aulas de exposição, análise e reflexão crítica, por parte do docente (70%)Aulas centradas na apresentação de leituras preparadas por grupos de estudantes (30%).
Método de avaliação
Preparação e realização de um teste ou de trabalho (cujos objectivos serão combinados previamente com o docente, com o limite máximo de 10 páginas (60%)Apresentação, em aula, de leituras sobre tópicos do programa (40%).