
Antropologia Visual
Código
711001017
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Alves Costa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender, abordar criticamente e definir o terreno dos usos da imagem em Antropologia, fazendo a ligação com o documentarismo, tido enquanto género cinematográfico, e com a prática de investigação antropológica.
b) Cruzar o percurso histórico de um género cinematográfico que criou uma identidade própria, associada à ideia de verdade e de autenticidade (o Documentário), com as utilizações mais ou menos instrumentalizadas que a Antropologia académica foi fazendo dos usos da imagem.
c) Estimular a aprendizagem do olhar e da relativização metodológica das várias formas de apresentação da imagem. A perspectiva histórica permite que a estas esteja associado um contexto cultural e social de produção científica e / ou artística específicos.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1) Documentarismo, sua história, tendências recentes e aplicações para o conhecimento antropológico. Questões da subjectividade, posição da Câmara, experiências feitas, em especial nos anos 60 com o Cinéma Vérité e com o Direct Cinema e Wiseman.
2) Antropologia Visual, começos do uso da imagem, as várias tendências, escolas e correntes teóricas (em França, Inglaterra, Alemanha e nos EUA). O lugar do filme no contexto académico da Antropologia.
3) O contexto português. O cinema documentário de vocação etnográfica e a sua ligação com a representação da cultura popular de matriz rural e a identidade nacional, em especial entre 1960 e 1980.
Bibliografia
MACDOUGALL, David The Corporeal Image. Film, Ethnography and the senses, Princeton and Oxford. Princeton University Press, 2006.
GRIMSHAW, Anna The Ethnographer’s Eye. Ways of Seeing in Modern Anthropology. Cambridge University Press, 2001.
STOLLER, Paul, The Cinematic Griot. The Ethnography of Jean Rouch, University of Chicago Press, 1992.
NICHOLS, Bill, Representing Reality – Issues and Concepts in Documentary. Indiana University Press, 1991.
BARNOW, Eric, Documentary. A History of Non-fiction Film. Oxford University Press, 1974.
Método de ensino
As aulas são divididas em duas partes. Na primeira, faz-se uma apresentação teórica de uma problemática específica, ligada a um contexto histórico e de produção de documentários e filmes etnográficos. Numa segunda parte, visiona-se materiais, finalizando a aula com um espaço de debate e discussão.
Método de avaliação
A avaliação é efectuada de acordo com os seguintes critérios:
1) Teste escrito global sem consulta, a efectuar no final do Semestre (80%).
2) Ponderação de participação e presença activa nas aulas (20%) 1) Teste escrito global sem consulta, a efectuar no final do Semestre (80%) 2) Ponderação de participação e presença activa nas aulas (20%).