Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Contextos Etnográficos (asiáticos)

Código

711001021

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6.0

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Exercitar os estudantes para a pesquisa dos processos e estratégias identitárias desenvolvidos por populações migrantes de origem asiática.
b) Reconsiderar a produção antropológica forjada sobre o sub-continente indiano à luz de contribuições emergentes em etnografias multisituadas sobre grupos de origem indiana estabelecidos fora da Índia.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. Pesquisar sobre processos identitários desenvolvidos por grupos migrantes de origem indiana: exigências téorico-metodológicas.
2. Reconsiderando as sociedades hindus2.1. Sistema de castas, hierarquia, dominância e centralidade ritual2.2. Uma perspectiva estrutural-dinâmica sobre o Hinduismo.
3. Reinterpretações identitárias do Hinduismo em viagem 3.1. Migrações indianas/hindus: uma introdução 3.1.1. Reunião - Uma reinterpretação do Hinduismo tamil em tensão com o Hinduismo bramânico 3.1.2. Trindade - Uma reinterpretação étnico-política do Hinduismo3.2. Entre a Índia, o Leste Africano e a Europa: Hinduismos reconstruídos no Reino Unido e em Portugal 3.2.1. Seitas transnacionais e elites globais: o caso dos Swaminarayan e dosPushtimargis 3.2.2. Porosidades identitárias na diáspora hindu lusófona.
4. Religiões transnacionais e processos identitários.

Bibliografia

GARDNER, K., Age, Narrative and Migration, Oxford/New York, Berg, 2002..
VERTOVEC, S.,The Hindu Diaspora, Comparative Patterns, Londres, Routledge, 2000.
BENOIST, J., Hindouismes Créoles. Mascareignes, Antilles, Paris, Ed. du C. T. H. S, 1998. BAUMAN, G., Contesting Culture: Discourses of Identity in multi-ethnic London, Cambridge, Cambridge Univ. Press, 1996.
BALLARD, R. (ed.), Desh Pardesh: The South Asian Presence in Britain, Londres, Hurst, 1994.

Método de ensino

A disciplina está organizada em dois tempos diferentes:
1. um tempo expositivo por parte do docente (60%);
2. um tempo no qual os estudantes são convidados a participar activamente na apresentação e discussão dos estudos de caso, apresentados no programa (40%) .

Método de avaliação

A avaliação é efectuada mediante um teste com consulta da bibliografia apresentada (60%)ou um trabalho escrito (com o limite máximo de 10 páginas) (40%).

Cursos