Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ética e Práticas da Antropologia

Código

711001024

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6.0

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina procura familiarizar o estudante com a história e as práticas correntes no domínio da Antropologia Aplicada, com base num conjunto de textos seleccionados que visam dar uma panorâmica dos diferentes domínios e estratégias particularmente desenvolvidos pelos antropólogos na abordagem de questões práticas do mundo contemporâneo, promovendo a discussão e reflexão em torno de questões éticas inerentes a essas práticas. Assim, salientam-se como principais objectivos:
a) Conhecer as diferentes estratégias utilizadas pelos antropólogos aplicados, bem como as suas implicações éticas;
b) Capacidade para analisar informação e programas em contextos multiculturais;
c) Capacidade para a abordagem de problemas específicos do mundo contemporâneo, perspectivando participação em equipas multidisciplinares;
d) Capacidade para formular juízos analíticos sobre problemas concretos do mundo contemporâneo, identificando possíveis soluções a partir de problemas/contextos similares;
e) Capacidade para divulgar e discutir publicamente resultados de pesquisas aplicadas.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

. Introdução
- Antropologia e prática antropológica
- definição de conceitos
- Antropologia aplicada e teoria antropológica
- que articulações?
- Breve história da institucionalização da antropologia aplicada (foco nos EUA)II
. Antropologia e Políticas Públicas
- Antropologia e Pesquisa para o Desenvolvimento
- Da concepção à avaliação de programas
- Estudos de Impacto Social
- A Estratégia do Marketing SocialIII. Antropologia e Direitos Humanos
- O antropólogo como advogado de defesa
- O papel de mediador cultural (limitações e controvérsias)
- Pesquisa participativa pró-activa
- Questões éticas na prática antropológica

Bibliografia

ERVIN, Alexander, Applied Anthropology. Tools and Perspectives for Contemporary Practice. Boston, New York, San Francisco: Pearson, 2005 [2000].
GOLDMAN, Laurence, ed., Social Impact Analysis. An Applied Anthropology Manual. Oxford, New York: Berg, 2000.
VAN WILLIGEN, John, Applied Anthropology: An Introduction (rev. edition), Londres, Bergin & Garvey, 1993.
CHAMBERS, Erve, Applied Anthropology. A practical Guide, Illinois, Waveland Press, 1989.
BASTIDE, Roger, Applied Anthropology, New York, Harper Torchbacks, 1973.

Método de ensino

1) Aulas expositivas de enquadramento do tópico de cada sessão.
2) Aulas práticas (em seminário) para discussão e apresentação por parte dos estudantes dos textos propostos.
3) Realização de um colóquio (organizado pelos estudantes, com o apoio da docente.

Método de avaliação

Avaliação Periódica:- (25%) Apresentação de dois textos propostos para discussão (guião escrito no dia da apresentação - resumo e tópicos - 1 página A4).- (25%) Participação nas aulas ( apresentação dos textos propostos ou a sua discussão) e organização do colóquio final da disciplina.- (50%).

Cursos