Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Antropologia Portuguesa

Código

711001031

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Antropologia

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Clara Saraiva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aquisição de conhecimentos aprofundados sobre a história da disciplina antropológica no país, na sua relação com a história geral e os contextos sócio-políticos do país, com especial ênfase para os finais do século XIX até à actualidade;
b) Conhecimento aprofundado dos principais autores referenciados para a disciplina ;
c) Desenvolvimento da capacidade de análise, critica e debate dos textos essenciais, através de participação e debate nas aulas.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1) Unidade e Diversidade do país. Regiões e sub-regiões: as perspectivas dos diferentes autores. Orlando Ribeiro, Jorge Dias e a sua equipa (Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira).
2) A história da Antropologia Portuguesa: os diferentes autores ao longo das diferentes épocas. O séc. XIX e as primeiras décadas do séc. XX. Os discursos sobre a cultura popular e a identidade nacional. Os textos de Jorge Dias sobre o povo português.
3) A Antropologia e os reflexos de um país em mudança – de 1950 à actualidade. As décadas de sessenta e setenta. Da identificação de uma nação às monografias/estudos de comunidades.
4) Jorge Dias e José Cutileiro: duas figuras de relevo na antropologia portuguesa recente. As noções de “pastoral” e “contra pastoral”(J.Leal).
5) A arquitectura tradicional e a antropologia: Raúl Lino e a “casa portuguesa”. Os inquéritos do ISA, SNA, e a “Arquitectura Tradicional Portuguesa” de Ernesto Veiga de Oliveira.
6) Religião, sociedade e identidade nacional. A noção de “religiosidade popular” em diferentes épocas e autores.
7) Antropólogos e etnografias portuguesas dos finais do século XX e do novo milénio.
8) Imagens de um país: o documentário etnográfico como reflexo de políticas e mudanças.

Bibliografia

LEAL, João Antropologia em Portugal. Mestres, Percursos, Tradições, Lisboa, Livros Horizonte, 2006.
LEAL, João Etnografias Portuguesas cultura popular e identidade Nacional, Lisboa, Dom Quixote, 2000.
BRITO, J.P., BAPTISTA, F.O., PEREIRA, B.E. (eds) O Voo do Arado, IPM, Lisboa, IPM, 1996.
DIAS, Jorge "Os elementos fundamentais da cultura portuguesa", Estudos de Antropologia, vol. I, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990 (1950), pp.136-157. CUTILEIRO, José Ricos e Pobres no Alentejo, Lisboa, Sá da Costa, 1977.

Método de ensino

Exposições de índole teórica de matéria pelo docente (50%) Debates para análise de temas apresentados pelo docente (15%) Apresentação de materiais audio-visuais (diapositivos ou filmes) ilustrativos das matérias dadas (sempre que possível) (15%)Apresentações de textos seleccionados por alunos, seguidas de discussão geral (20%)

Método de avaliação

Avaliação contínua: avaliação da participação activa de alunos nas aulas e fichas de leitura de 5 textos seleccionados. Cada ficha deverá ter no máximo 1 página A4(20%).Apresentação oral e discussão nas aulas de trabalhos práticos referentes à bibliografia seleccionada (20%)Frequência (60%)

Cursos