
Poder e Sociedade
Código
711001040
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Godinho
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Demonstrar a utilidade de uma abordagem antropológica na compreensão e na análise da organização e das relações de poder.
2: Realçar, através de exemplos tirados de diversos contextos históricos e geográficos, a forte imbricação entre política, economia, religião, e parentesco, no âmbito geral de uma articulação estreita entre cultura e poder.
3. Promover diálogo entre conceitos de antropologia politica e contextos etnográficos particulares.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
A disciplina de Poder e Sociedade preocupa-se com conceitos ligados ao Poder e à Sociedade, abarcando outras terminologias que representem nuances destes mesmos conceitos para os tornar mais inteligíveis e operacionais. Contrariamente ao que se passa em Antropologia Política a tónica é posta na ideia de que o poder invade todas as instâncias do Social e que só nessa polivalência pode ser devidamente analisado.
1 - Introdução à problemática da cadeira .
2 - Inserção desta problemática na Antropologia em geral e na Antropologia Política em particular. "Aferição" de conceitos relativos a estes "sistemas organizados de saber".
3 - Poder, entropia e negrentropia. Poder e Hierarquia como factores de negrentropia ( e de mais entropia...) "Sociedades frias" "Sociedades quentes". "Solidariedade mecânica" e "Solidariedade orgânica".
4 - Maneira como a instância social mais directamente ligada ao poder, a política se insere nas - e dialoga com - outras instâncias do social: Contributos da Antropologia para o aumento do número das instâncias convencionais: "O Parentesco"
5 - Sociedades primitivas e Sociedades complexas": Parentesco e Religião/Ideologia
6 - Poder Sociedade e Estado.
7 - Marx e o Materialismo Histórico. Utopias e Contra-Utopias.
8 - Pierre Clastres e a Sociedade contra o Estado... Utopias e Contra-Utopi.
Bibliografia
WEBER, M., Wirtschaft und Gesellschaft : Grundriss der verstehenden Soziologie ; zwei Teile in einem Band /Frankfurt am Main, Zweitausendeins, 2005.
LEFORT, C., La complication : retour sur le communisme Paris, Fayard, 1999.
CLASTRES, P., La société contre l´état : recherches d´anthropologie politique /Paris, Minuit, 1982.
CLASTRES, P., Recherches d´anthropologie politique / Paris, Seuil, 1980.
WEBER, M., Economy and Society : An Outline of Interpretive Sociology /edited by Guenther Roth and Claus Wittich. Berkeley, University of California Press,1978.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas. Sessões expositivas e desenvolvimento de trabalhos de grupos para resolver problemas, que serão posteriormente apresentados ao grupo alargado. Supervisão e aconselhamento individual aos alunos na feitura das suas investigações. Participação eventual de especialistas convidados.
Método de avaliação
Avaliação contínua nos pequenos trabalhos de investigação (50%).
Teste escrito e oral (50%).