
Antropologia e Património
Código
711001049
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Filomena Silvano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a)Entender o património como um objecto de estudo antropológico e estudar as interligações entre antropologia e património a partir de estudos de caso concretos.
b)Proporcionar aos estudantes um entendimento histórico do património e da museologia, desde as suas origens até ao momento actual, com atenção à realidade patrimonial e museológica portuguesa, estabelecendo-se comparações com o plano internacional.
c)Familiarizar os estudantes com as teorias, os debates e as terminologias relacionadas com a representação, a mercantilização e a autenticidade do passado, em diferentes períodos históricos.
d)Entender a natureza política e conflitual dos projectos patrimoniais e análise do seu conteúdo ideológico e simbólico.
e)Considerar os sítios e os objectos do património como espaços sociais mediante a realização de breves exercícios etnográficos.
f)Fornecer aos estudantes um conjunto de ferramentas práticas de actuação no campo do património, com especial ênfase no domínio do património imaterial.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1. Conceito de património. Critérios valorativos. Processamento padronizado de testemunhos. Diversidade do panorama patrimonial e museológico contemporâneo. Património e sociedade. Gestão do património. Museus, bibliotecas e arquivos.2. Legados setecentistas. Enquadramento legislativo. Produção de bibliografia. Definição de políticas de incorporação. Noção de colecção. Documentação de factos culturais.3. Panorama patrimonial e museológico oitocentista. Especialização e autonomia disciplinar. Museus de Arqueologia, Etnografia e Antropologia. Progresso científico e instrução popular. A ideia de um novo museu. Parques, museus ao ar livre e casas históricas.4. Evocação da realidade portuguesa. Criação do ensino da Antropologia. Museologia regional. Museus industriais e comerciais. Museu Colonial.Advento de novas concepções museológicas 5. Evolução da realidade portuguesa. Incidência disciplinar da museologia regional. Protagonismo das posições ideológicas. Renovação dos estudos de etnologia portuguesa e sua projecção museológica.Museologia de intervenção social – museus de vizinhança e ecomuseus. 6. Acesso ao potencial científico dos museus. Processamento de valores patrimoniais in situ – musealização ou patrimonialização. 7. Património e educação. Duas concepções afins – quintas históricas e pedagógicas.8. Documentação da realidade patrimonial contemporânea.
Bibliografia
1.Boswell, David and Evans, Jessica (eds), Representing the nation: a reader – Histories, Heritage and Museums. London and New York: Routledge, 2002.
2.Gouveia, Henrique Coutinho, Museologia e Etnologia em Portugal: Instituições e personalidades. Doutoramento em Antropologia, especialidade Museologia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 1997.
3.Lowenthal, D., The Past is a Foreign Country. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
4.Peralta, Elsa, Anico, M. (eds.), Heritage and Identity: engagement and demission in the contemporary world. London and New York: Routledge, 2009.
5.Prats, Llorenç, Antropología y património. Barcelona: Ariel Antropologia, 1997.
Método de ensino
1.Aulas de exposição teórica, análise e reflexão crítica, por parte da docente.
2.Distribuição aos alunos de textos de consulta e discussão em aula dos seus conteúdos.
3.Apresentação e apreciação, por parte de grupos de alunos, de estudos de caso sobre o património, concebendo a aula como espaço de debate e discussão.
Método de avaliação
1. Fornecimento aos alunos de uma questão, de resposta obrigatória, que contemple os principais tópicos do programa (60%)
2. Análise crítica de estudos de caso em aula, elaboração de apreciações sumárias e textos e registo de uma observação etnográfica sobre um caso patrimonial (40%)
A assiduidade não será considerada como critério de avaliação.