
Cultura Material
Código
711001053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
O programa da cadeira de cultura material está organizado de forma a responder aos seguintes objectivos:
a). Promover uma reflexão teórica e metodológica alargada em torno das proposta de trabalho mais recentes sobre cultura material.
b). Promover uma reflexão teórica mais especializada em torno das propostas que associam o estudo da cultura material às questões das negociações das identidades pessoais e colectivas.
c). Actualizar as suas problemáticas em torno de estudos de caso, de forma a promover uma discussão cientifica e eticamente fundamentada sobre as possíveis aplicações práticas dos saberes do campo disciplinar apresentado.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
A disciplina promoverá a apresentação e a discussão crítica de textos relativos a duas temáticas centrais:
1. O consumo entendido enquanto conjunto de práticas que se traduzem pela escolha, aquisição e a apropriação de bens e serviços por parte dos indivíduos. Esta linha de reflexão tem permitido entender o consumo como um amplo e diversificado conjunto de práticas criativas e investidas de sentido, centrais para os processos de (re)construção identitária contemporâneos.
2. A patrimonialização entendida enquanto mecanismo de objectificação e de mercadorização da cultura. Serão trabalhados exemplos de processamento dos valores patrimoniais em quadros de negociação de identidades nacionais, regionais, étnicas .... bem como serão referidos, através da apresentação de exemplos concretos, alguns dos objectos sujeitos aos processos em análise : artesanato, gastronomia, festas e rituais, paisagem e arquitectura de cariz rural.
Bibliografia
BUCHLI, V. (edit.), The material culture reader, Berg, Oxford, New York, 2002.
LURY, C., Consumer Culture, Cambridge, Polity (1ª ed.1996), 1997.
MILLER, D., Material culture and mass consumption, Oxford, Blackwell, 1987.
APPADURAI, A., Introduction: Commodities and the Politics of Value, The Social Life of Things – Commodities and Cultural Perspective, 3-63, Cambridge, Cambridge University Press, 1986.
DOUGLAS, M. e ISHERWOOD, B., The world of goods, Routledge, London, New York, 1979.
Método de ensino
a) Aulas de exposição, análise e reflexão crítica, baseadas na leitura de algumas das obras mais significativas sobre a cultura material.
b) Aulas centradas na apresentação de leituras preparadas por estudantes.
Método de avaliação
1. Preparação e realização de um teste/trabalho (60%).
2. Apresentação oral de leituras e entrega de um texto escrito relativo à mesma apresentação (30%).
3. Presença e participação nas aulas (10%).