
Museologia
Código
711001060
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Antropologia
Créditos
6.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Proporcionar aos discentes conhecimentos introdutórios acerca dos temas em estudo. Pretende-se desse modo vir a permitir-lhes uma melhor inserção em contextos relacionados com o processamento do património nas diferentes configurações que este assume hoje em dia. Compreendem-se aqui tanto museus como instituições e projectos em que são desenvolvidas actividades de valorização patrimonial.
2. Análise de conceitos fundamentais como os de património, museu e museologia, tanto numa perspectiva actual como histórica, constitui assim a base que permite compreender a diversidade do panorama museológico e patrimonial contemporâneo e as suas principais linhas de orientação.
3. O desenvolvimento do programa contempla depois três tópicos que possibilitam um conhecimento mais aprofundado do processamento padronizado que fundamenta a noção de património. Centrado nos museus, esse conhecimento permite uma análise comparativa relativamente a outros contextos patrimoniais. Estudam-se assim os sistemas de documentação, o modo de organização e de funcionamento dessas instituições e as suas diferentes formas de relacionamento com o público. Neste último domínio abordam-se ainda aspectos particularmente relevantes para os museus actuais, como o dos serviços de educação e das componentes comerciais.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Ensino do património e da museologia em Portugal.
Património, museus e museologia – abordagem conceptual. Interrelacionamento com os domínios científicos de base. Diversidade do panorama museológico e patrimonial contemporâneo. Principais aspectos históricos. Conceito de museu – acervo, espaço e sociedade. Gestão museológica e patrimonial.
Documentação e sistemas de documentação. Incorporação, inventário e catalogação.
Complexificação da documentação nos museus. Documentação "de expansão". Identificação e registo de testemunhos. Numeração e marcação. Sistemas de registo e gestão integrada das colecções. Informatização e suas consequências. Perfis profissionais –registrars.
Conservação e restauro: preventiva e curativa. Factores de degradação do acervo
.Organização e funcionamento dos museus. Sectorização e estrutura funcional.Áreas públicas e privadas. Evolução dos sectores de registo e de reserva – disponibilização do acervo. Políticas de exposição. Gestão das instalações. Compactação das reservas. Instalação descentralizada.
Relações com o público. Interpretação, exposição e divulgação. Exposições: encenação e montagem. Espaço, documentação – primária e secundária – , mobiliário. Informação textual. Binómio luz-cor. Classificação e tipologias. Avaliação. Serviços de educação. Componentes comerciais dos museus – diversificação e importância crescente.
Bibliografia
HERNÁNDEZ, Francisca Hernández, El patrimonio cultural : La memoria recuperada, Gijón, Trea. 2002.
LORD, Barry, Gail Dexter LORD, The manual of museum exhibitons. Walnut Creek, CA, Altamira Press. 2002.
HOLM, Stuart A., Facts & artefacts : How to document a museum collection, Cambridge, Museum Documentation Association. 1998.
AMBROSE, Timothy, Crispin PAINES. Museum Basics, London, Routledge. 1994.
RIVIÈRE, Georges-Henri. La muséologie selon ... Paris: Dunod. 1989.
Método de ensino
Distribuição aos alunos de documentação de consulta e textos da autoria do docente. Utilização de diapositivos e transparências, cujos conteúdos são postos à disposição dos alunos. Visitas de estudo a museus possibilitam uma aprendizagem de índole aplicada. Criação de cenários para prática de conhecimentos adquiridos.
Método de avaliação
1.Apreciação escrita de textos ou casos de estudo (30%)
2. Apresentação de um conjunto de questões contemplando os tópicos do programa, devendo os discentes seleccionar uma parte cuja resposta é obrigatória (60%)
Apreciação oral de temas em debate (10%)