
História dos Media
Código
711011024
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
6.0
Professor responsável
Francisco Rui Cádima
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer a genealogia da história da comunicação e dos media, bem como a relação destes com a sociedade, nos diferentes tempos históricos.
b) Obter instrumentos fundamentais para, autonomamente, elaborar uma reflexão transversal à emergência das diferentes estruturas histórico-comunicacionais, problematizando a evolução dos media nos respectivos contextos histórico-sociais.
c) Adquirir capacidade para de forma mais específica, e através da aprendizagem de metodologias desenvolver também investigação histórica adequada no domínio da História dos Media, inclusive através de projectos com pesquisa de fontes.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Epistemologia da História dos Media - tem uma preocupação fundamentalmente teórica e metodológica. Os capítulos seguintes abarcam desde a emergência da Escrita à Internet e configuram-se em torno do conceito de dispositivo histórico-cultural pré e pós-alfabético. São considerados diferentes universos - as sociedades de cultural oral; a emergência da escrita; o universo tipográfico, o livro e a imprensa; a sociedade pós-industrial, os media de massa, a pós-televisão e os novos media emergentes.
Bibliografia
Cádima, Francisco Rui, História e Crítica da Comunicação, Lisboa, Século XXI, 2001 (2ª ed.).
Cádima, Francisco Rui, Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa, Lisboa, Presença, 1996.
Foucault, Michel, L´arquéologie du savoir, Paris, Gallimard, 1969.
Jeanneney, Jean Nöel, Uma História da Comunicação Social, Lisboa, Terramar, 1996.
McLuhan, Marshall, A Galáxia de Gutenberg, São Paulo, CEN, 1977.
Método de ensino
O método de ensino é nesta disciplina é teórico-prático (60%-40%), evoluindo de uma problematização epistemológica para os estudos de caso, nomeadamente sobre o caso português. Convocar a participação dos estudantes na discussão sobre as leituras dos textos de apoio e da bibliografia da cadeira.
Método de avaliação
A avaliação formal (frequências e exame) pode ser complementada com trabalhos individuais e/ou de grupo, sendo ainda considerada a participação dos estudantes nas aulas e a qualidade das suas intervenções sempre que se trate, em particular, da apresentação e discussão dos textos e temas em análise.