Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Música - de 1950 à Actualidade

Código

711021027

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6.0

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro (CESEM)

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir competências metodológicas e conceptuais na área da História da Música;
b) conhecer as principais problemáticas, tendências estilísticas, personalidades, instituições e géneros musicais respeitantes ao período considerado;
c) desenvolver a capacidade de contextualizar do ponto de vista histórico, cultural, sociológico e estético os fenómenos musicais relativos ao período em questão;
d) conhecer aprofundadamente o repertório musical e musico-teatral do período considerado e saber integrá-lo num contexto de produção artística e nos respectivos quadros socioculturais;
e) dominar as metodologias actuais de apresentação e comunicação de resultados da investigação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Contextualização e crítica de diferentes narrativas e visões sobre a música da 2a metade do séc. XX. Abordagem à documentação disponível para o estudo da música no período em epígrafe. Desenvolvimento de um quadro histórico, cultural, estético, social, económico, das práticas e experiências musicais no período e espaço visado. Abordagem específica a circunstâncias e acontecimentos de ruptura operados durante a II Grande Guerra e nos anos que a sucedem. A vanguarda internacional: problematização de aspectos técnicos e estéticos da produção musical, em relação com transformações ocorridas nas outras artes e no pensamento pós-Guerra. Correntes, instituições, centros e repertórios definidores de discursos da modernidade e pós-modernidade musical ocidental. A tecnologia e a indústria musical, transformações socioeconómicas na produção, disseminação e consumo dos produtos musicais. Novos instrumentos e metodologias de produção e desempenho musical. Debate dos paradigmas de audição e dos espaços de recepção sonora, musical, audiovisual vigentes na 2a metade do séc. XX e início do séc. XXI. Aspectos e tendências da prática musical perante a emergência e o impacte das novas tecnologias.

Bibliografia

BOSSEUR, Jean-Yves, Revoluções Musicais, Lisboa, Caminho da Música, 1990.
COOK, Nicholas, POPLE, Anthony, The Cambridge history of 20th-century music, Cambridge, Cambridge University Press, 2004.
GRIFFITS, Paul, A música moderna, uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.
NATTIEZ, Jean-Jacques (ed.), Musiques du XXe siècle (Musiques. Une encyclopédie pour le XXIe siècle I), Arles/Paris, Actes Sud/Cité de la musique, 2003.
TARUSKIN, Richard, Music in the late twentieth century, Oxford, Oxford University Press, 2010.

Método de ensino

Exposições por parte do docente, discussão e análise de textos, audição e análise de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações por parte dos alunos, realização de tarefas de investigação e trabalhos práticos, recurso ao Moodle.

Método de avaliação

Uma recensão escrita e respectiva apresentação oral (a recensão deve conter aproximadamente 6000 caracteres com espaços): 20%.
Um trabalho escrito e respectiva apresentação oral (ensaio realizado a partir de pesquisa documental e eventual pesquisa de campo, com cerca de 13.000-15.000 caracteres): 50%.
Um teste escrito: 30%.

Cursos