
História da Música Ibérica e Latino-Americana
Código
711021030
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina pretende dar ao aluno uma panorâmica geral da Música na América Latina, no período que vai do começo da colonização ibérica às sucessivas independências nacionais latino-americanas do início do século XIX. Pretende-se analisar, muito em particular, do ponto de vista das práticas e representações musicais, as estratégias de legitimação da dominação colonial, as dinâmicas de aculturação, os mecanismos de aplicação às sociedades coloniais dos modelos metropolitanos, os reprocessamentos locais desses mesmos modelos por interacção com as matrizes ameríndias e africanas e os processos de retorno e incorporação de algumas dessas transformações na matriz cultural dos colonizadores.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Os objectivos acima enunciados serão atingidos através da abordagem dos seguintes tópicos fundamentais de exposição.
1 – Semelhanças e diferenças entre os modelos culturais dos processos de colonização português e espanhol na América Latina.
2 – A matriz peninsular (capela, mestre, organista, instrumentistas) e a realidade colonial (Música e missionação, coros de indígenas, processos interculturais)
3 – Os Vice-Reinos de Nova Espanha, Peru, Nova Granada e La Plata. O modelo musical espanhol aplicado aos antigos impérios pré-colombianos.
4 – Do Brasil das capitanias costeiras à penetração colonial no interior. Os processos musicais brasileiros: papel da Coroa, papel da Igreja, papel da sociedade civil.
5 – A “República” jesuítica. A Música na sociedade teocrática das missões.
6 – A Música e os novos modelos de sociabilidade urbana no século XVIII (Ópera, Dança de salão, Modinha).
7 – Os processo de independência e o cosmopolitismo musical romântico.
Bibliografia
Gérard Béhague, Music in Latin America: An Introduction. Englewood-Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1979
Rui Vieira Nery, “Spain, Portugal and Latin America”, in George Buelow, A History of Baroque Music. Bloomington: Indiana University Press, 2004.
Artigos pertinentes em Stanley Sadie (coord.); The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: Macmillan, 2000.
Método de ensino
Método de avaliação
Avaliação baseada na média de dois testes realizados na aula no decurso do semestre (1º teste – 40 %, 2º teste – 60 %). Exame oral no final do semestre, obrigatório para os alunos com classificações superiores a 8 valores mas inferiores a 10 valores e facultativo para os alunos com 10 ou mais valores, para efeitos de melhoria de nota.