
História da Música em Portugal
Código
711021058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6.0
Professor responsável
Adriana Latino
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer as fontes primárias, a bibliografia e a discografia disponíveis para o estudo da Música em Portugal nos períodos abrangidos;
b) Ter contactado com projectos de investigação em curso dedicados a aspectos da música portuguesa;
c) Ser capaz de identificar correntes, tendências, personalidades, instituições e obras;
d) Ser capaz de discutir criticamente conceitos de periodização e contextualização histórica e os processos de produção e recepção da música em Portugal.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Breve panorâmica da historiografia musical portuguesa. A música portuguesa no contexto europeu e peninsular. Fontes da música religiosa medieval. A música trovadoresca. A vida musical nos séculos XIV e XV. Aspectos musicais da expansão portuguesa. O domínio filipino. Os finais do século XVII e a italianização da vida musical no início do século XVIII. A introdução da ópera. Música religiosa, música instrumental, música doméstica no século XVIII. A hegemonia da ópera italiana no século XIX. A música religiosa. O ensino musical. A reacção ao italianismo nos finais do século XIX. Tendências impressionistas, nacionalistas, neo-clássicas e neo-românticas na primeira metade do século XX. A internacionalização da vida musical no pós-II Guerra Mundial. Os compositores de vanguarda. A situação da música em Portugal no início do século XXI.
Bibliografia
AZEVEDO, Sérgio, A Invenção dos Sons - Uma panorâmica da composição em Portugal hoje, Lisboa, Editorial Caminho, 1998.
BRITO, Manuel Carlos de & Luísa CYMBRON, História da Música Portuguesa, Lisboa, Universidade Aberta, 1992.
NERY, Rui Vieira & Paulo Ferreira de CASTRO, História da Música - Sínteses da Cultura Portuguesa, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1991.
VIEIRA, Ernesto, Dicionário biográfico de músicos portugueses, 2 vols., Lisboa, s. e., 1900, Lisboa, Arquimedes Livros, ed. fac. (consulta pontual)
Método de ensino
60% de aulas teóricas e 40% de práticas. As aulas teóricas serão expositivas; nas aulas práticas será solicitada a participação dos alunos para a discussão e comentário de textos e obras musicais e para a apresentação de pequenos trabalhos sobre aspectos da matéria. Será usada a plataforma Moodle.
Método de avaliação
Sem exame, dois testes escritos. A participação nas aulas práticas será avaliada em termos a definir com os alunos.