
Prática Interpretativa
Código
711021060
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6.0
Professor responsável
Helena Rodrigues, Jorge Matta
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Fomentar e manter explícita a ligação entre a música prática e a musicologia teórica;
b) Mostrar que a performance e a interpretação se devem apoiar na análise musical e no conhecimento dos contextos histórico sociais e das correntes estilísticas;
c) Estimular a qualidade e a exigência na performance musical, e o espírito crítico na sua apreciação.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Prática em conjunto de música vocal: técnica vocal e respiratória; execução de obras vocais de várias épocas, estabelecendo relações entre a interpretação e a análise musical (estrutura global, organização harmónica, desenho melódico, etc.) e entre a interpretação e o contexto histórico social / correntes estilísticas; estudo da interpretação musical, através da execução nas aulas; estudo da interpretação musical, através da audição comentada e da discussão crítica de versões gravadas de obras musicais de referência; assistência a ensaios e concertos em instituições de referência (Fundação Gulbenkian, Teatro de S. Carlos ou outras); estabelecimento de critérios de performance - interpretação.
Bibliografia
BARRAUD, Henry, Pour compreendre les musiques d’aujourd’hui, Paris, Éditions du Seuil, 1968
DONINGTON, Robert, The Interpretation of Music, London, Faber, 1989
HARNONCOURT, Nikolaus, Le Discours Musical, Paris, Galimard, 1982
RNDELEUX, Louis-Jacques, Trouver sa voix, Paris, Éditions du Seuil, 1977
PAYNTER, John & ASTON, Peter, Sound and Silence. Classroom Projects in Creative Music, Cambridge, Cambridge University Press, 1970
Método de ensino
Aulas práticas; trabalho técnico vocal; ensaio técnico e musical de obras vocais; audição comentada de gravações de obras musicais de referência; assistência crítica a concertos e outros espectáculos; execução musical em grupos de câmara (trios, quartetos).
Método de avaliação
Presença obrigatória (mínimo de presença em 75% das aulas), uma vez que as aulas são práticas; valorização (50%) do trabalho realizado nas aulas; dois testes práticos (execução de peças em quartetos vocais, cada um com peso de 25%). Unidade curricular sem exame.