
Filosofia da Música - Problemáticas
Código
711021063
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Manuela Toscano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Promover o conhecimento básico de figuras relevantes do pensamento filosófico e identificação de problemas fundamentais levantados pelas correntes estéticas em causa;
b) Desenvolver a capacidade de interpelação e problematização na área da estética da música e de a cruzar com outros problemas filosóficos, artísticos e culturais;
c) Desenvolver a capacidade de identificar elementos de continuidade, mutação e ruptura ao longo da história do pensamento filosófico e musical;
e) Promover a sensibilidade aos mundos possíveis de sentido artístico convocados pelo encontro com a obra, nos seus diversos patamares.
Pré-requisitos
Disciplina de precedência: “Filosofia da Música: Fundamentos”.
Conteúdo
História da filosofia: Conceitos e questões relevantes em Baumgarten e Kant; estética do sentimento; metafísica da música instrumental; a “nova era poética”; momentos e mutações do pensamento estético-musical de Wagner, introdução ao Nascimento da Tragédia de Nietzsche.
Problemáticas: reflexões sobre a forma da obra de arte a partir do pensamento de Goethe, Hanslick, Pareyson, Maldiney;
A experiência estética como acontecimento inefável: encontro com as dimensões expressivas da obra na esteira do pensamento de Nietzsche, Jankélévitch, Heidegger, Merleau-Ponty, S.Langer, Walter Benjamin, entre outros.
Bibliografia
BOWMAN, Wayne, Philosophical Perspectives on Music, Oxford, Oxford University Press, 1998.
AUDI, Paul, L’ivresse de l’art, Paris, Librairie Générale Française, 2003.
RENAUD, Isabel, Communication et Expression chez Merleau-Ponty, Lisboa Universidade Nova de Lisboa, 1985.
NIETZSCHE, Friedrich Nietzsche, Die Geburt der Tragödie, Sämtliche Werke.Kritische Studienausgabe in 15 Bänden, ed. Giorgio Colli e Mazzino Montinari, Berlin, Walter de Gruyter, 1980 [O Nascimento da Tragédia, Obras Escolhidas de Friedrich Nietzsche, trad., com., notas Teresa R.Cadete, Introd. António Marques, Relógio D´Água, 1996, vol.1].
HEIDEGGER, Martin, “Der Ursprung des Kunstwerkes” in Holzwege, Frankfurt/Main, 1980 [”L’origine de l’oeuvre d’art” in Chemins qui ne mènent nulle part, trad. e notas de trad.Wolfgang Brockmeier, Paris, Gallimard, 1988].
Método de ensino
Exposição de conteúdos com margem de participação activa e crítica dos alunos. Análise e comentários de textos. Comentários a partir de audições e exposições de obras musicais e pictóricas.
Método de avaliação
Um teste escrito obrigatório no final do semestre. Um trabalho escrito obrigatório sobre um tema, a discutir com a docente. Apresentações orais de estudos e sua discussão. Intervenções pertinentes nas aulas.