
Filosofia da Música - Fundamentos
Código
711021069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Manuela Toscano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver a capacidade de argumentação crítica, relacionamento e aprofundamento de problemas, integrando-os num discurso articulado, rigoroso e fundamentado.
b) Desenvolver a capacidade de reconhecer problemas fundamentais da filosofia da música, integrando o seu questionamento no horizonte existencial e da cultura em causa;
c) Desenvolver a capacidade de situar conceitos e valores filosóficos/estéticos no contexto histórico-cultural a que pertencem, sem perder de vista as suas matrizes e mutações no tempo;
d) Promover a compreensão do relacionamento criativo do compositor com os seus materiais e sua configuração, no horizonte dos valores e das poéticas próprias de cada época.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A– Introdução à estética: problemas da sua definição, forças e limites de uma aproximação conceptual ao mundo inefável da experiência estética, alguns objectos de estudo e suas problemáticas.
B– História da filosofia da música: representações relevantes anteriores à inauguração da estética por Baumgarten, aprofundando o pensamento de Platão e Aristóteles. Cruzamentos da filosofia da cultura e da música renascentista, maneirista e barroca. Seus enraizamentos no pensamento da Antiguidade. Pontes entre as respectivas teorias da música e representações da obra musical: projecções a nível da sua concepção formal, temporalidade afectiva, categorias estéticas subjacentes, organização retórica e estilo. Conceitos fundamentais integrados nos períodos em causa
Bibliografia
TALON-HUGON, Carole, L’esthétique, Paris, PUF, 2004.
GIVONE, Sergio, Prima Lezione di estetica, Roma, Laterza, 2003.
FÉRRY, Luc, Le sens du beau. Aux origines de la culture contemporaine, Paris, Le Livre de Poche, 2002.
BOWMAN, Wayne, Philosophical Perspectives on Music, Oxford, Oxford University Press, 1998.
CHRÉTIEN, Jean-Louis, L’effroi du beau, Paris. Éditions du Cerf, 1987.
Método de ensino
Exposição de conteúdos com margem de participação activa e crítica dos alunos. Análise e comentários de textos. Comentários a partir de audições e exposições de obras musicais e pictóricas.
Método de avaliação
Um trabalho escrito obrigatório. Uma prova escrita obrigatória no final do Semestre. Apresentação oral e discussão de trabalhos individuais ou colectivos. Comentários pertinentes nas aulas.