
Sociologia da Música - Problemáticas
Código
711021076
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Gomes Ribeiro (CESEM)
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Dominar os métodos e técnicas de investigação em sociologia da música; b) Aprofundar competências conceptuais e analíticas especializadas no domínio de estudo; c) Desenvolver o conhecimento do estado da arte em domínios específicos da sociologia da música; d) Aprofundar a autonomia crítica e a capacidade de expressão e síntese no domínio de temas específicos da sociologia da música; e) Demonstrar capacidade de prossecução dos estudos e de pesquisa no campo em epígrafe; f) Saber resumir, documentar, expôr e reflectir sobre os avanços realizados na pesquisa.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Esta disciplina proporciona a aquisição de conhecimentos no âmbito da pesquisa, teórica e prática, no campo da sociologia da música. O processo parte do estudo aprofundado de uma temática central na área mencionada, seleccionado anualmente de acordo com critérios de pertinência social e intelectual. A temática será tratada ao longo das aulas, estabelecendo-se uma reflexão sobre diversas abordagens desenvolvidas, as suas características e problemas, bem como sobre os instrumentos e métodos de pesquisa em uso. Os estudantes terão a possibilidade de participar activamente, de implementar e experimentar novos instrumentos intelectuais, seja através da abordagem a estudos específicos seja pelo seu envolvimento em projectos de pesquisa gerados ao longo da disciplina. Por entre as temáticas a ser abordadas encontram-se, designadamente: “a mediação da música na era digital”; “políticas da construção do gosto e do consumo musical”, “música, instituições e estratificação social”; “género e música”, “música e pós-modernidade”, “música e meios de comunicação”, entre outras.
Bibliografia
DeNora, Tia (2000), Music in Everyday Life, Cambridge, Cambridge University Press; Ellis, Katherine (2009), ‘The Sociology of Music’, in J.P.E. Harper-Scott (ed.), Introduction to Music Studies, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 43–58; Leppert, Richard, McClary, Susan (1987), Music and Society, the Politics of Composition, Performance and Reception, Cambridge, Cambridge University Press;
O´Hara, Kenton and Brown, Barry (eds.) (2006), Consuming Music Together: Social and Collaborative Aspects of Music Consumption Technologies, Dordrecht, Springer; Vieira de Carvalho, Mário (1999), Razão e Sentimento na Comunicação Musical. Estudos sobre a Dialéctica do Iluminismo, Lisboa, Relógio d’Água.
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas, incluindo exposições da parte do docente e dos estudantes, e debates baseados nos tópicos baseados nos problemas de investigação a tratar no seminário. Serão realizadas leituras e audições/visualizações comentadas, ao longo da disciplina.
Método de avaliação
A avaliação consiste em duas exposições orais, um projecto de investigação e um trabalho escrito de cerca de 6.000 palavras. Valoriza-se a participação activa do estudante nas aulas.