Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Organologia

Código

711021081

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

6.0

Professor responsável

Luísa Cymbron

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimento dos princípios essenciais de funcionamento dos instrumentos musicais ao longo das várias épocas da História da Música Ocidental.
b) Aprender a contextualizar a identidade sonora dos diferentes grupos de instrumentos (idiofones, membranofones, cordofones, aerofones e electrofones).
c) Familiarizar-se com os instrumentos dos diferentes períodos históricos da Antiguidade Greco-Romana aos nossos dias.
d) Dominar a aplicação de critérios para a elaboração de uma divisão sistemática dos instrumentos musicais.
e) Ser capaz de realizar pesquisas bibliográficas de forma a preparar leituras críticas de estudos e monografias da área científica em questão.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

As tentativas de classificar sistematicamente os instrumentos da Antiguidade ao século XX. A classificação de Hornbostel e Sachs: bases sonoras definidas pelo próprio material constituinte, por membranas, por cordas, por uma coluna de ar ou pela corrente eléctrica. Da Antiguidade Greco-Romana à Idade Média: problemas de caracterização e terminologia dos instrumentos musicais. A proliferação de novos instrumentos no Renascimento. Os cordofones com teclas. O Theatrum Instrumentorum de Michael Praetorius (1620). O período Barroco e a afirmação de novos instrumentos que estarão na base da orquestra moderna. Cristofori, a invenção do piano e a sua difusão a partir da década de 1770. O século XIX como época de massificação e as transformações daí resultantes para os instrumentos. Os electrofones.




Bibliografia

CAMPBELL, M. & altri, Musical Instruments, History, Technology, and Performance of Instruments of Western Music, Oxford, 2004.
HENRIQUE, Luís, Instrumentos musicais, Lisboa, 3/2004.
SADIE, Stanley (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, Macmillan, London, 2001 (várias entradas)
MARCUSE, S., A Survey of Musical Instruments, London, 1975.
MICHELS, U., Atlas de Música, 2 vols., Lisboa, Gradiva, 2003-2007.

Método de ensino

60% de aulas teóricas e 40% de práticas (com uma fixação prévia do plano da disciplina com todas as sessões tematicamente definidas). As aulas práticas consistem na leitura crítica e discussão de textos, audição e discussão de gravações e na apresentação de trabalhos monográficos realizados pelos alunos. Realização de visitas de estudo.

Método de avaliação

Sem exame final: um teste escrito e outro oral (cada um com um peso de 50% na nota final). A assiduidade não é considerada como elemento de avaliação.

Cursos