
Estética
Código
711031054
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
6.0
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Definir a questão estética em Deleuze: o cognitivo e o artístico.
2. Distinguir estética e filosofia da arte, relacionando os princípios da primeira com o fazer da arte.
3. Reconhecer a lógica da sensação como eixo das problemáticas estéticas e a especificidade da estética deleuziana como estética de intensidades.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Aproximação à estética a partir dos textos de Deleuze - requisitos para a constituição de uma estética. Comentário dos textos de “Francis Bacon – A lógica da sensação” e “O que é a filosofia?” para a análise dos seus conceitos fundamentais (Imanência/Corpo-sem-órgãos, Devir, Diagrama, Figura), que permitirão mostrar a relação das forças às formas e das sensações ao plano de composição da arte.
Bibliografia
Gilles Deleuze, Francis Bacon – Lógica da sensação [Francis Bacon-Logique de la sensation, Différence, 1981], tradução José Miranda Justo, Orfeu Negro, Lisboa, 2011. –Idem, O que é a Filosofia? [Qu’est-ce que la philosophie? (escrito com Félix Guattari), ed. Minuit, 1991], tradução M. Barahona e A. Guerreiro, Editorial Presença, Lisboa, 1992, pp. 144-191. – Idem, Diferença e Repetição [Différence et Répétition, PUF, Paris, 1968], tradução L. Orlandi e R. Machado, Relógio D’Água, Lisboa, 2000. A. Gualandi, Deleuze, Les Belles Lettres, Paris, 1998. Ronald Bogue, Deleuze on Music, Painting and the Arts, Routledge, New York, 2003.
Método de ensino
Exposição de conteúdos.
Análise e comentário de textos.
Discussão de temas propostos pelos alunos.
Método de avaliação
Exame escrito.
Intervenção oral nas aulas.
Apresentação nas aulas de leituras orientadas.