Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História de Portugal Medieval (Séculos IX-XIII)

Código

711051039

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria João Violante Branco

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a)Tornar o estudante consciente do papel determinante desempenhado pelo conhecimento da factologia e da história política para a compreensão das dinâmicas económicas, sociais e culturais da Idade Média portuguesa.
b)Conferir conhecimentos teóricos que permitam a compreensão do processo de afirmação e de estruturação do Portugal medieval entre os séculos IX e XIII.
c)Entender como as correntes culturais e religiosas influenciavam os acontecimentos políticos e sociais nesta fase.
d)Explicar a organização económica e social do “Portugal” dos séculos IX ao XIII e suas consequências na forma como os poderes se articulam e se estruturam.
e)Conferir uma visão global do período que se estende entre os séculos IX e XIII,(variantes geo-cronológicas, socioeconómicas e culturais do período e inevitável articulação entre estruturas e conjunturas).
f) Familiarizar os estudantes com fontes medievais portuguesas

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

A. SINOPSE:
Esta unidade curricular pretende guiar os estudantes por um percurso onde se analisarão os processos e vectores que caracterizaram a ocupação social do espaço que viria a ser Portugal, e os elementos que proporcionaram o aparecimento desse novo reino, em meados do século XII, determinando a sua posterior consolidação como unidade política autónoma e perene, até finais do século XIII. Começaremos, por isso, por uma breve análise dos factores que antecederam a formação da monarquia asturiana com as características e organização social e política que assumiu. Prosseguiremos pela análise do território galaico-duriense e pela relevância do processo de reconquista num sistema de apropriação do espaço político, simbólico e de poder que levaria à monarquia de Afonso VI e aos primórdios do condado portucalense. De seguida, analisaremos a questão da separação de Portugal do reino de Leão, no contexto das dinâmicas sociais e políticas que foram configurando a realidade desse novo reino até ao tempo de Afonso III. Tendo como pano de fundo a análise dessa evolução como um processo de tensão dinâmica que soube criar novas realidades, procuraremos compreender as bases da estruturação política e administrativa, económica, social e cultural, tentando integrar estes vectores no papel que na sua época desempenharam como elementos de agregação ou desagregação de uma consolidação que se revelou irreversível, mas que o não era no seu próprio tempo.

B. PROGRAMA:
INTRODUÇÃO: BIBLIOGRAFIA, FONTES E ESPAÇO
PARTE I - AS TRADIÇÕES ROMANA, GERMÂNICA E ISLÂMICA NA GÉNESE DO SÉCULO IX PENINSULAR
1. A tradição romana na Península: legados e inovações
2. A tradição Germânica na Península: Suevos e Visigodos
3. O Islão do espaço que veio a ser Portugal
PARTE II/1 - A FORMAÇÃO DE PORTUGAL NO TEMPO LONGO DA RECONQUISTA
1. Reconquista e Ocupação do espaço: antes de Portugal
2. Reconquista e Ocupação do Espaço: Depois de Portugal - a evolução política e a consolidação teórica do Reino do Rei
PARTE II/2 – A FORMAÇÃO DE PORTUGAL NO ESPAÇO LONGO DA RECONQUISTA
1. Estruturas Políticas
2. Poderes e Economias
3. O Espaço Cultural

Bibliografia

História de Portugal (dir. José Mattoso) vol. I – Antes de Portugal, (coord. José Mattoso), Lisboa, Círculo de Leitores, 1992
Nova História de Portugal, (dir. Joel Serrão e A. H. Oliveira Marques), v. II - Portugal, das Invasões Germânicas à “Reconquista”, (coord. A. H. Oliveira Marques), vol. III- Portugal em Definição de Fronteiras (coord. de Maria Helena Coelho e Armando Luís Carvalho Homem) Lisboa, Presença, 1993, 1996
História de España Alfaguarra, (dir. Miguel Artola), vol. 2 - La época Medieval, por José Angel GARCÍA DE CORTAZAR, Madrid, Alianza, 1988 (reedição actualizada)
MATTOSO, José, Identificação de um País, ensaio sobre as origens de Portugal 1096-1325, 5ª ed., 2 vols., Lisboa, 1995.
PICARD, Christophe, Le Portugal Musulman (VIII- XIII siécles) . L’Occident d’al- Andalus sous la domination islamique, Paris, Maisonneuve & Larouse, 2000.

Método de ensino

Aulas teóricas (50%) e práticas (50%), onde a exposição alternará com o debate e nas quais os estudantes se poderão familiarizar com a documentação de base e com artigos onde as questões mais actuais colocadas pela moderna historiografia sobre o tema poderão ser uqestionadas. A participação activa nas aulas é fundamental.


Método de avaliação

A avaliação será feita em três momentos, com ponderações diferentes: 1) Apresentação oral com recurso a power point (25 % da classificação final); 2) Resumo de um artigo (25 % da classificação final); 3)Teste escrito de avaliação, com consulta (50 % da classificação final)

Cursos