
História da Expansão Portuguesa
Código
711051104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6.0
Professor responsável
Alexandra Pinheiro Pelucia
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar os principais processos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizaram a Expansão Portuguesa nos séculos XV a XVIII.
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
c) Compreender a importância dos processos históricos dos povos extra-europeus para a correcta interpretação da história da Expansão Portuguesa.
d) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos do mesmo.
e) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas dos temas abordados.
f) Adquirir conhecimentos que habilitem ao prosseguimento aprofundado de estudos sobre a Expansão Portuguesa.
Pré-requisitos
Não aplica
Conteúdo
I. O Império Marítimo (1415-1663)
1. Afirmação (1415-1572)
a) Uma medievalidade moderna
b) A afirmação do eixo afro-atlântico
c) A primeira estratégia global
2. Transformação (1521-1663)
a) Novos protagonistas
b) Novos rivais
c) Nova configuração
II. O Império Territorial (1663-1822)
1. Reafirmação (1663-1750)
a) O domínio do sertão.
b) Áreas de influência.
c) Uma “fragilidade resistente”.
2. Redefinição (1700-1822)
a) A preponderância do Brasil.
b) As reformas pombalinas.
c) O reino na colónia.
Bibliografia
COSTA, João Paulo Oliveira e, «O Império Português em Meados do Século XVI», in Anais de História de Além-Mar, vol. III, Lisboa, CHAM, 2002, pp. 97-121.
IDEM, Henrique, o Infante, Lisboa, Esfera dos Livros, 2009.
IDEM & Teresa Lacerda, A Interculturalidade na Expansão Portuguesa (Séculos XV-XVIII), Lisboa, Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, 2007.
DISNEY, A. R., História de Portugal e do Império Português, vol. II, Lisboa, Guerra e Paz, 2011.
Método de ensino
Tendo uma proporção de 60%, as aulas práticas constam da exposição de matérias pelo professor.Tendo uma proporção de 40%, as aulas práticas contemplam a apresentação, análise e comentário de mapas geográficos, documentos escritos e textos historiográficos e material iconográfico da época, convocando a intervenção orientada dos alunos.
Método de avaliação
Realização de um teste escrito (40%). .Realização de um trabalho escrito individual (40%). Assiduidade e prestações orais durante as aulas práticas (20%).
Modalidade de exame: prova escrita.