
História de Portugal Contemporâneo
Código
711051127
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Jorge Fernandes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecer o período da História de Portugal de inícios do século XIX a finais do século XX.
b) Desenvolver a compreensão e a capacidade de reflectir criticamente sobre as principais conjunturas e as razões que determinaram as principais etapas da história de Portugal no período em análise,
c) Adquirir conhecimento da bibliografia fundamental produzida sobre a história de Portugal dos séculos XIX e XX.
d) Adquirir conhecimento das principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas.
e) Adquirir conhecimento dos principais documentos históricos e capacidade de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico-cultural.
f) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequado à disciplina.
g) Adquirir de conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das temáticas abordadas.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Partindo de uma leitura sintética da história política do Portugal Contemporâneo, que ocupará as primeiras aulas do semestre, o programa desenvolve-se em redor de três eixos. Um primeiro eixo em torno da articulação entre desenvolvimento económico e história social. Um segundo eixo envolvendo os processos de formação dos poderes do Estado durante a época contemporânea. Finalmente, um terceiro eixo em torno da problemática dos nacionalismos, abrangendo a história das diversas correntes políticas e movimentos culturais.
1. Uma História Política de Portugal
A crise do Regime Absolutista. Revolução e contra-revolução (1820-1850). A Regeneração (1851-1890). A crise do regime liberal monárquico (1890-1910).
A primeira fase da I República (1910-1917). O período do sidonismo e da Monarquia do Norte (1917-1919). A “nova República Velha” (1919-1926). Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1974). A Revolução de Abril e o PREC (1974/75). Depois do Império e da Revolução (1976 - 1998).
2. A Produção da Sociedade
Os historiadores e o desenvolvimento. Os principais debates historiográficos acerca da economia portuguesa. A política popular no século XIX. As lutas operárias e os conflitos sociais no campo no século XX. As migrações, o contrabando e a economia informal.
3. Os Poderes do Estado
Definições de Estado. Como estudar o Estado. Administração, burocracia e funcionalismo. Estatística, saberes de Estado e questão social. Ordem pública, segurança e polícia. Educação e escola.
4. A Imaginação da Nação
Os estudos sobre nacionalismos. Influências românticas e positivistas na cultura em Portugal. Republicanismo, salazarismo e comunismo. Pastoral e contra-pastoral: Orlando Ribeiro, Jorge Dias e José Cutileiro. O campo na cidade: de Francisco Caldeira Cabral a Gonçalo Ribeiro Telles. O lusotropicalismo de Gilberto Freyre e o anticolonialismo de Amílcar Cabral. O Historiador e a nação: as Histórias de Portugal.
Bibliografia
ALEXANDRE, Valentim, Velho Brasil. Novas Áfricas: Portugal e o Império 1808-1975, Porto, Afrontamento, 2000.
FERREIRA, Maria de Fátima Sá e Melo, Rebeldes e Insubmissos – Resistências Populares ao Liberalismo (1834-1844), Porto, Afrontamento, 2002.
NEVES, José (dir.), Como se faz um povo – Ensaios em História Contemporânea de Portugal, Lisboa, Edições Tinta-da-China, 2010.
RAMOS, Rui, A Segunda Fundação (1890-1926). Vol.6 de História de Portugal (dir. José Mattoso), Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.
ROSAS, Fernando, O Estado Novo (1926-1974) . Vol. 7 de História de Portugal (dir. José Mattoso). Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.
Método de ensino
Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teóricas;
Apoio didáctico com recurso a vídeos e visitas de estudo
Exercícios de comentários orais de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas.
Método de avaliação
1 teste presencial escrito (40 %)
1 trabalho escrito sobre um tema do programa (50 %)
1 comentário oral sobre um texto (10%).