Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História do Brasil Contemporâneo

Código

711051151

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo Jorge Fernandes

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir uma visão crítica da História do Brasil e conhecer a cronologia do período entre 1822 e 1930.
b) Adquirir competências para analisar a História do Brasil ao nível político, religioso, social, económico e intelectual.
c) Problematizar os períodos cronológicos e as temáticas principais da História do Brasil desde a independência até ao final da I República.
d) Integrar, numa visão comparada, a História do Brasil na evolução histórica mundial e, em particular, na da América Latina.
e) Conhecer as diferentes perspectivas historiográficas relativas à História do Brasil e aos períodos e temas em que esta se divide.
f) Conhecer os principais historiadores e as obras que escreveram sobre esta época.
g) Ter capacidade para expor, oralmente e por escrito, os resultados da aprendizagem.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Introdução (1807-1822): o impacto da transferência da Corte portuguesa para o Brasil e a construção do processo da Independência.
1. O I Reinado (1822-1831):
2. O II Reinado (1831-1889):
3. A I República (1889-1930):

Bibliografia

CARVALHO, José Murilo de e NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das, Repensando o Brasil do Oitocentos. Cidadania, Política e Liberdade, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009.
CARVALHO, José Murilo de, A construção da ordem. A elite política imperial, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1980.
FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves (dir.), O Brasil Republicano. O tempo do liberalismo excludente da Proclamação da República à Revolução de 1930, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.
GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo, O Brasil Imperial, 3 vols., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009.
RIBEIRO, Gladys Sabina (org.), Brasileiros e cidadãos. Modernidade política, 1822-1930, São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2008.


Método de ensino

Aulas teóricas de exposição da matéria pelo professor de acordo com o programa, conjugadas com aulas práticas dedicadas a apresentações orais por parte dos alunos e a debates entre o docente e os estudantes. Cada aluno deverá realizar um trabalho escrito individual, baseado num tema previamente anunciado pelo professor no início do semestre; deverá também preparar uma apresentação oral referente a um texto seleccionado a partir da lista fornecida com a planificação das aulas. Esta apresentação consiste numa exposição de 25 minutos, devendo o aluno incidir sobre a problemática tratada e as principais conclusões extraídas do texto. Cada aluno deverá estar preparado para participar num debate de 25 minutos sobre o texto em questão com os colegas e com o professor. Os alunos receberão acompanhamento tutorial.

Método de avaliação

Cada aluno será avaliado em função do trabalho escrito individual (30% da nota final), da sua apresentação/intervenção nas aulas práticas (30% da nota final) e por um teste escrito obrigatório (40% da nota final). O aluno que no início do semestre faça prova nos serviços académicos da sua condição de trabalhador-estudante ou comprovar outro tipo de impedimento da frequência das aulas práticas será dispensado da apresentação oral de um texto. Neste caso, o aluno deverá entregar um segundo trabalho escrito individual, baseado em bibliografia e fontes, sobre um tema a acordar com o docente.

Cursos