
Sistemas Políticos
Código
711071033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Políticos
Créditos
6.0
Professor responsável
Catherine Moury, Marco Lisi
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Estudar os diferentes tipos de sistemas políticos, combinando a análise histórica com uma abordagem empírica. Estudar a variação das diferentes configurações institucionais dos regimes democráticos e não democráticos. Analisar as tendências contemporâneas e os problemas de funcionamento dos sistemas políticos democráticos.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
Os sistemas políticos: forma e organização do poder. Instituições e sistemas políticos. Sistemas políticos não democráticos: regimes totalitários, autoritários e híbridos. Sistemas políticos democráticos: presidencialismo, parlamentarismo e semi-presidencialismo. Evolução dos regimes democráticos e tendências contemporâneas.
Bibliografia
CHEHABI, H. E. e Juan J. LINZ (dir.), Sultanistic Regimes, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 1998.
LOBO, Marina Costa e Octavio AMORIM NETO (dir.), O Semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2009.
PASQUINO, Gianfranco, Sistemas políticos comparados, Cascais, Principia, 2005.
NORTON, Philip (dir.), Parliaments and Governments in Western Europe, Londres, Frank Cass, 1998.
SARTORI, Giovanni, Comparative Constitutional Engeneering: An Inquiry into Structures, Incentives and Outcomes, Londres, Palgrave, 1994.
Método de ensino
Combinação de aulas de índole teórica e de exposição de conhecimentos (60%), com aulas práticas destinadas quer à apresentação e discussão de textos (20%), quer à operacionalização de conceitos e à validação empírica de argumentos e hipóteses explicativas (20%)
Método de avaliação
A avaliação será feita a partir de três elementos: uma frequência a meio do curso, um ensaio e uma prova escrita final. A classificação será calculada com base na seguinte ponderação: cada exercício presencial 40%, ensaio 20%. O regime de avaliação prevê a obrigatoriedade da presença em, pelo menos, 2/3 das aulas.