Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Portuguesa dos Séculos XVII e XVIII

Código

711091122

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Estudos Portugueses

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Rosário Pimentel

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos gerais enquadrados referentes à Cultura Portuguesa dos Séculos. XVII e XVIII e fomentar uma análise de produções culturais diversificada das épocas em estudo.
b) Adquirir a capacidade para a realização de pesquisa sobre os períodos em análise e contribuir para o uso de formas de abordagem adequadas e actualizadas relativamente aos objectos de estudo,
c) Adquirir competências de correcção, clareza e fluência na exposição oral e escrita sobre as matérias em estudo.
d) Desenvolver a criatividade e a imaginação tendo em vista análises científicas inovadoras.
e) Desenvolver atitudes de rigor, qualidade e honestidade perante o trabalho e contribuir para fomentar a necessidade de aprendizagem autónomo ao longo da vida.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

1 — Particularidades que caracterizam a realidade portuguesa dos séculos XVII e XVIII: as circunstâncias internas, as conjunturas internacionais e as influências externas. O espaço europeu e o espaço ultramarino. A Inquisição; os Jesuítas; o ouro do Brasil; o Terramoto de 1755.
2 — Portugal visto por nacionais e estrangeiros. Os condicionalismos de análise: conhecer e preconceber; as circunstâncias políticas e o enquadramento religioso.
3 — A Renovação cultural e mental. As críticas; as propostas; a reforma educativa de Pombal; O movimento cultural pós-pombalino. Mecanismos de repressão.
4 — Sociedade, cultura, modos de actuação. Os espaços e a sua organização; os grupos sociais, convívio quotidiano e formas de diversão; o espectáculo e o poder; o ambiente religioso e a superstição; a miséria e a sumptuosidade; as escolas e a renovação mental

Bibliografia

CUNHA, D. Luís da, Testamento Político, Lisboa, 1979.
SANCHES, António Ribeiro Cartas sobre a educação da mocidade, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922.
VASCONCELOS, Luís Mendes de, Do sítio de Lisboa, Lisboa, 1608.
VERNEY, Luís António, Verdadeiro Método de Estudar, Lisboa, Sá da Costa, 1949.
VOLTAIRE, Cândido, Lisboa, Guimarães Editores, 1989.

Método de ensino

Aulas práticas
Exposições teóricas sobre a época e matérias em estudo.
Aulas práticas de análise e comentário de obras constantes do programa.
Exposição e discussão de trabalhos escritos de investigação.

Método de avaliação

Frequência sobre a matéria constante do programa e discutida durante o semestre.
Apresentações orais sobre obras em estudo.
Trabalho escrito de investigação.

Cursos