
Literatura Alemã do Século XX
Código
711101071
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando Ribeiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre:
1-Modernidade na narrativa de autores de expressão alemã durante o primeiro terço do século XX. 2-Análise da praxis literária por autor.3- Compreensão da confirmação do ideário moderno em outras manifestações estéticas.4-Comentário oral de texto.5-Produção de leitura encenada.6-Leitura crítica por forma literária.7-Prática escrita de comentário de texto.
Pré-requisitos
Nível de competência A2.2 de língua alemã.
Conteúdo
Literatura de expressão alemã em autores e obras modernas: F.Kafka:Die Verwandlung,Ein Bericht für eine Akademie; H.Hesse: Der Steppenwolf; Der Zauberer;S.Zweig Brief einer Unbekannten, Vierundzwanzig Stunden aus dem Leben einer Frau; A. Schnitzler: Lieutnant Gustl,Fräulein Else. Pela análise crítica das obras mencionadas atentar-se-á em instâncias narratológicas como narrador e herói em respectiva interacção com leitor para favorecer o acesso à essência da linguagem moderna: objectivação da subjectividade sem descurar tempo e espaço intra- e extra-textuais visando a compreensão da modernidade à luz da problematização da interactividade entre arte e vida
Bibliografia
AAVV, Fischer Lexikon Literatur,F/M, Fischer, 1997,
AAVV,(1981), Sozialgeschichte der deutschen Literatur- Von 1918 bis zur Gegenwart, F/M, Fischer,1981;
Vietta, S. (2007), Der Europäische Roman der Moderne,München,W.Fink Verlag;
Schutte, J.(2005), Einführung in der Literaturinterpretation, Stuttgart, Metzler;
Steinmetz, H. (1996), Moderne Literatur Lesen, München, Beck.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas:50%-50% respectivamente, nas Quais a produção de conhecimentos visados em 1,2 e 3 convergem para a prática de comentário oral (4,5) como estímulo para a prática escrita e respectivo aperfeiçoamento como preparação para a exposição oral e escrita dos estudantes (6,7) 1, 2 e 3 implicarão 40h de estudo correspondendo a 25% da avaliação; 4,5 implicarão outras 40h de estudo e outros 25%; 6 e 7 ca 24 h de estudo e os restantes 50%.
Método de avaliação
Um de dois regimens:1) Avaliação periódica com Exame final- Frequência e Exame final. 2) Avaliação periódica sem Exame final – Frequência 10/20 e Trabalho Escrito Individual até 25 pp. com valor 10/20 (também com participação presencial diferenciada em percentagem a acordar).