
Literatura Alemã do Século XIX
Código
711101072
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Alemães
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando Ribeiro
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre:
1-Poesia drama novelle do Realismo Burguês, Naturalismo e Viragem-do-século.
2-Respectivos programas literários.
3- Movimentos paralelos em artes.
4-Comentário oral de texto
5-Produção de leitura encenada.
6-Leitura crítica por forma literária
7-Prática escrita de comentário de texto.
Pré-requisitos
Competências em língua alemã, nível A2.2.
Conteúdo
Realismo Burguês e Naturalismo
Da crítica do romantismo e consequente definição de literatura política da Jovem Alemanha e Vormärz patente na lírica de Heine e no drama de Büchner como propedêutica:
a) Ao Realismo Burguês enquanto via cultural de consolidação do liberalismo, da democratização e da unidade da nação alemã na 2ª metade do século XIX. Realismo Burguês e estratégia de arte literária na recuperação das raízes verdadeiras através da representação de acontecimentos verosimilhantes reais e narrativas de alta condensação –novelle – como em Storm e Keller ;
b) ao Naturalismo, ou da construção da modernidade literária como contra-ponto à aura de euforia do progresso económico. Da superação do Realismo Burguês em novo contexto de conturbação sócio política pela reaproximação da arte à vida, à luz do paradigma positivista e segundo a crítica à sociedade burguesa e respectivos padrões estéticos.Da lírica e drama naturalistas à poesia e prosa impressionistas em contexto de Viragem-do-século como expressão de superação derradeira.
Bibliografia
-AAVV, Hansers Sozialgeschichte der deutschen Literatur – Naturalismus, Fin de siècle,Expressionismus,München, Hanser, 2000, 760 pp.;
-AAVV, Die Wiener Moderne, Stuttgart, Reclam, 2000, 728 pp.;
-AAVV, Die deutsche Literatur ein Abriß in Text und Darstellung –
- Vormärz (vol.10),Stuttgart,Reclam;
- Bürgerlicher Realismus, (vol.11),Stuttgart,Reclam;
- Naturalismus (vol.12), Stuttgart, Stuttgart,Reclam.
Método de ensino
50%-50% respectivamente, nas quais a produção de conhecimentos visados em 1, 2 e 3 convergem para a prática de comentário oral (4,5) como estímulo para a prática escrita e respectivo aperfeiçoamento como preparação para a exposição oral e escrita dos estudantes (6,7). 1, 2 e 3 implicarão 40h de estudo correspondendo a 25% da avaliação; 4,5 implicarão outras 40h de estudo e outros 25%; 6 e 7 ca 24 h de estudo e os restantes 50%.
Método de avaliação
Um de dois regimens:1) Avaliação periódica com Exame final- Frequência e Exame final. 2) Avaliação periódica sem Exame final – Frequência 10/20 e Trabalho Escrito Individual até 25 pp. com valor 10/20 (também com participação presencial diferenciada em percentagem a acordar).