
Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica
Código
711111073
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Santa María
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir os instrumentos metodológicos de pesquisa e análise necessários para, numa perspectiva comparatística, desenvolver o conhecimento de diferentes práticas literárias que, desde as origens até aos nossos dias, se foram desenvolvendo ao longo do território da Península Ibérica.
b) Adquirir os conhecimentos teóricos - conceitos operatórios da História Literária e da Literatura Comparada – que orientam aquela tarefa comparatística.
c) Adquirir competências no conhecimento comparativo daquelas práticas literárias, suas inter-relações, convergências e diferenças.
d) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais, ibéricos e europeus.
e) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquelas relações.
f) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.
g) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.
h) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita: da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e das abordagens e interpretações pessoais.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica: teorias, conceitos e métodos.
2. Da poesia galego-portuguesa ao soneto renascentista peninsular.
3. De Gil Vicente ao Teatro dos Siglos de Oro.
4. Da Celestina ao Pícaro.
5. Dos livros de cavalarias ao Quixote.
6. Da Ilustración à consolidação do romantismo.
7. Do Realismo à Generación del 98.
Bibliografia
1. ALVAR, Carlos, MAINER, José-Carlos, NAVARRO, Rosa, Breve historia de la literatura Española. Madrid, Alianza Ed., 1997.
2. TAVANI, Giuseppe, “A poesia lírica na literatura hispânica do século XIII” e “Problemas da poesia lírica galego-portuguesa”. Ensaios Portugueses: Filologia e Linguística. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
[Ambos os ensaios se encontram recolhidos e, portanto, acessíveis na História e Antologia da Literatura Portuguesa. Séculos XIII-XIV. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura, S/d. (!997?). (Distribuição gratuita)]
3. RODRIGUES, Maria Idalina Resina, “Convívio de línguas no teatro ibérico
(séculos XVI e XVII)”. De Gil Vicente a ‘Um Auto de Gil Vicente’. Lisboa: Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 2006.
4. GUILLÉN, Cláudio, El primer siglo de oro. Estudios sobre géneros y modelos. Barcelona: Ed. Crítica, 1988.
[Os ensaios: “La disposición temporal del ‘Lazarillo de Tormes’ e “Los silencios de Lázaro de Tormes”, com origem em publicação ou conferência anteriores.]
5. ABREU, Maria Fernanda de, «Nos 400 anos do Quixote». Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha, Tradução e notas de Miguel Serras Pereira, textos introdutórios de Maria Fernanda de Abreu, Silvia Irizo e Gonzalo Pontón, Sylvia Roubaud, ilustrações de Salvador Dali. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2005, pp. XIII-XL.
Método de ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e dos métodos da Literatura Comparada. Interacção entre docente e discentes presentes na aula. Análises e reflexões em grupo orientadas pela docente. Supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e continuado. Consta da elaboração e respectiva apresentação oral e escrita de fichas: de leitura comentada/recensão de textos ensaísticos e do corpus literário