
Seminário de Francês
Código
711111087
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
12.0
Professor responsável
Nuno Júdice Glória
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reflectir, de um ponto de vista teórico, e produzir análise crítica sobre temas e tópicos da literatura e cultura de expressão francesa.
b) Adquirir vocabulário, métodos e conceitos para uma pesquisa bibliográfica e académica, orientada para temas e tópicos da literatura e cultura de expressão francesa.
c) Desenvolver a capacidade de investigação no campo dos estudos literários e culturais.
d) Realizar um trabalho autónomo de investigação.
Pré-requisitos
Nível médio de conhecimento da língua francesa.
Conteúdo
Imaginários da literatura e cultura de expressão francesa para a construção de uma identidade. Texto e imagem - entre as origens e a contemporaneidade.
1.Aquisição de vocabulário, métodos e conceitos para uma pesquisa bibliográfica e académica, orientada para temas e tópicos da literatura e cultura de expressão francesas.
2.A construção do herói em textos literários das origens: códigos cavaleirescos e de cortesia - abordagens interpretativas a partir de excertos de “Tristan et Iseu”, da obra literária de Chrétien de Troyes e Marie de France.
3.Reescritas e transposições de temas, motivos e personagens medievais nas artes e no cinema.
4.Investigação orientada a partir dos temas e tópicos seleccionados dentro das áreas temáticas definidas, para desenvolvimento de um trabalho final.
Bibliografia
CHEVREL, Yves, L’Étudiant- chercheur en littérature. Guide pratique, Paris, Hachette, 5e éd., 2001.
DOUDET, Estelle, L´amour courtois et la chevalerie (Des troubadours à Chrétien de Troyes) Librio, 2004.
SELLIER, Philippe, Le Mythe du Héros, Paris, Bordas, 1985.
SCHMITT, Jean-Claude, Le corps des images, Essais sur la culture visuelle au moyen âge, Paris, Gallimard, 2002.
BUSHINGER, Danielle (dir.), La Réception du Moyen Âge dans la culture moderne, Médiévales nº23, Amiens, Presse du Centre d’études médiévales, Université de Picardie – Jules Verne, 2002.
Método de ensino
Aulas teóricas (30%); aulas práticas (70%). Estas baseiam-se em leituras orientadas, análises textuais e comentários. Exercícios individuais e colectivos de pesquisa bibliográfica e apresentação de textos teóricos. Supervisão dos projectos de investigação a partir dos temas escolhidos pelos estudantes.
Método de avaliação
Assiduidade com participação nos trabalhos do semestre (análises textuais, notas de leitura de textos teóricos, pesquisas bibliográficas e fichas de leitura sobre as temáticas estudadas) - 50%. da nota final
Apresentação oral e escrita de um projecto de pesquisa individual relacionado com o programa, incluindo uma bibliografia de base sobre o tema escolhido, com o máximo de 15 páginas - 50% da nota final)