
Culturas Contemporâneas de Espanha e América Latina
Código
711111113
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Santa María
Horas semanais
4
Língua de ensino
Espanhol
Objectivos
a) Aprofundar o conhecimento das culturas espanholas e latino-americanas contemporâneas.
b) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários.
c) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos literários e ensaísticos do período.
d) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, textual e não textual, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.
e) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.
f) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita: da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e das abordagens e interpretações pessoais.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
Pretende-se, com esta Unidade Curricular, proporcionar um conhecimento integrado das realidades culturais da contemporaneidade espanhola e latino-americana, através do diálogo multidisciplinar entre História, Literatura e Arte. Partindo de 1898, significativa data da independência das últimas colónias do Império Espanhol, e percorrendo as primeiras décadas do século XX (movimentos sociais e convulsões políticas, as vanguardas artísticas e literárias, as diversas questões ideológicas) das duas zonas, analisando também as relações entre Espanha e os países Hispano-americanos, chegando ao período da Guerra Civil de Espanha e focando as ditaduras da segunda metade do século, será possível, ao aproximarmo-nos dos vários processos democráticos de finais do século, produzir reflexões acerca deste relevante período recente da História Universal.
Bibliografia
CORTÁZAR, F., y GONZÁLEZ VESGA, J. M., Breve Historia de España, Alianza, 2009
HALPERING DONGHI, Tulio, Historia contemporánea de América Latina, Madrid, Alianza, 1998
MAINER, J.-C., La Edad de Plata (1902-1939), Madrid, Cátedra, 1981
MARCO, Joaquín, Literatura hispanoamericana. Del Modernismo a nuestros días. Madrid, Espasa Calpe, 1987
VILLANUEVA, Darío, El polen de ideas. Teoría, Crítica, Historia y Literatura
Comparada, Barcelona, PPU, 1991
Método de ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e dos métodos da Literatura Comparada. Interacção entre docente e discentes presentes na aula. Análises e reflexões em grupo orientadas pelo docente. Supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e continuado. Consta da elaboração e respectiva apresentação oral e escrita de fichas: de leituras comentadas / recensão de textos ensaísticos e do corpus literário em estudo, e ainda uma apresentação na aula (50% da nota final); uma prova escrita final – “frequência” (50% da nota final).