
Práticas e Representações do Corpo
Código
722001037
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10.0
Professor responsável
Fernando Cascais, Maria Augusta Babo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimentos sobre o estudo do corpo na perspectiva histórica e cultural, na base de experiências múltiplas e diversas, tendo em vista, desde logo, compreender as práticas e representações nas sociedades contemporâneas;
b) Adquirir capacidade de reflexão sobre o mundo da vida quotidiana, enquanto unidade de análise privilegiada na interpretação das situações que compreendem a interacção recíproca e os esforços de legitimação do corpo;
c) Adquirir capacidade de considerar, nesta linha, os mecanismos de construção dos géneros, através do corpo, em momentos significativos da vida humana, do nascimento à morte.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
O corpo. As práticas e as representações do corpo. As normas, os valores e os símbolos que condicionam a experiência do corpo, no espaço e no tempo.
As técnicas do corpo. A transformação das atitudes e comportamentos, dando-se relevo às dinâmicas da tradição e modernidade. Os defeitos e excessos do corpo.
A educação do corpo. Os mecanismos de civilização do corpo, desde o nascimento à morte. A aprendizagem familiar e a educação formal. Os ritos do corpo.
Bibliografia
CRESPO, Jorge, «As Provas do Corpo. Os Sinais da Morte nos séculos XVIII-XIX», Pró-Posições, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas (Brasil), vol. 14, nº 2 (41) – Maio/Agosto 2003, pp. 31-39.
CRESPO, Jorge, «O Corpo, a Diferença”, Os Outros e/ou Eu», Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Capital Europeia da Cultura, 2001, pp. 111-116.
BONNER, Edward e all. (eds.), Imagining Women. Cultural Representation and Gender, Cambridge, Polity Press & Open University, 1992.
PERROT, Philippe, Le travail des apparences ou les transformations du corps féminin, XVIIIe-XIXe siècle, Paris, Seuil, 1992.
SHORTER, Edward, A History of Women’s Bodies, New York, Basic Books Inc., 1982.
Método de ensino
Exposições sobre os pontos do programa.
Apresentação e discussão pelos alunos de textos da bibliografia.
Acompanhamento tutorial da elaboração por cada estudante de um estudo sobre um tópico relevante.
Método de avaliação
Participação nas discussões realizadas no seminário (20%).
Elaboração de um estudo individual, sua apresentação e debate (30%).
Entrega do referido estudo, sob a forma escrita, e discussão final (50%).