
Documentário
Código
722011046
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o aluno compreenda o espaço do documentário no conjunto da história da arte cinematográfica e, através disso, ganhe competências para abordar o seu espaço actual. Com a realização do filme, pretende-se potenciar a compreensão das questões históricas e teóricas abordadas na disciplina. Pretende-se ainda que, a partir da análise do documentário, o aluno ganhe a capacidade de construir leituras da história do cinema e de pensar o lugar do cinema no panorama das artes contemporâneas.
Concretamente, pretende-se que o aluno:
compreenda a génese e a evolução da ideia do documentário no contexto das ideias de cinema e das artes no século XX;
seja capaz de articular os momentos decisivos dele com pontos de inflexão da história do cinema e com paradigmas teóricos do cinema;
adquira a capacidade de construir grelhas de leitura da história da arte cinematográfica;
adquira a capacidade de analisar questões teóricas e históricas relacionadas com o realismo ontológico do filme;
adquira competências para concretizar projectos nesta área, da conceptualização à pós-produção;
adquira competências específicas de análise do cinema documental e competências acrescidas de análise do cinema e da imagem em movimento, em sentido lato, no contexto das artes contemporâneas.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
-Questões de identidade teórica e histórica: o documentário como movimento da arte cinematográfica e como factor de correcção; o documentário como metonímia (o confronto com o real como questão intrínseca da imagem cinematográfica).
-Pólos de evolução histórica. A questão do advento. Os precursores (R. Flaherty e o realismo cinematográfico). Documentário e vanguardas na transição dos anos 20 para 30. Pólos matriciais do documentário de 30 (escola inglesa, J. Ivens, escolas americanas). Relações com o paradigma formativo e com a evolução dos paradigmas. A revolução do cinema directo. Pólos do documentário de 60 (Canadá, EUA, França). Exploração do tempo e incidências sobre o tratamento do espaço. Articulação com o paradigma teórico realista. O documentário pós-anos 60: transformações de linguagem; o novo papel da montagem. A evolução do documentário moderno em F. Wiseman. Percursos alternativos no documentário contemporâneo.
- Releitura da história do cinema a partir destas articulações. Documentário, realismo e construção do cinema moderno. Redefinições territoriais: o documentário e a televisão; o documentário nas fronteiras do cinema e nas novas áreas de cruzamento entre as artes.
- Discussão colectiva dos filmes realizados pelos alunos.
Bibliografia
ROSENTHAL, Alan (ed) / CORNER,John (ed), New Challenges for Documentary, Manchester, Manchester University Press, 2005, 507 p
NICHOLS, Bill (2001), Introduction to Documentary, Indiana Univ. Press
NICHOLS, Bill (1991), Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary, Bloomington, Indianapolis: Indiana Univ. Press
MARSOLAIS, Gilles (1997), L’Aventure du Cinéma Direct Revisité, Laval-Québec: Les 400 Coups
GRANT, Barry Keith (1992), Voyages of Discovery: the Cinema of Frederick Wiseman, Urbana: University of Illinois Press
Método de ensino
Aulas teórico-práticas (50% / 50%)
Todas as aulas incluem exposição de matéria e apresentação de excertos de filmes, analisados pelo professor e seguidos de discussão colectiva. Ao longo do semestre cada aluno realiza um filme de cinco minutos, exibido e discutido colectivamente em aula.
Método de avaliação
Cada aluno executa um filme de cinco minutos, em suporte digital. O trabalho é apresentado, exibido e discutido em aula. A avaliação incide maioritariamente sobre aspectos conceptuais e na própria participação do aluno na discussão em aula.