
Media e Sociedade
Código
722011060
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objectivos de aprendizagem
a) Compreender o fenómeno da comunicação na actualidade numa perspectiva social (a especificidade e as relação entre as dimensões cultural, política e económica)
b) Adquirir uma perspectiva teórica integrada sobre os principais tópicos de pesquisa na área dos estudos comunicacionais dos media
c) Construir um ponto de vista crítico sobre as mais importantes escolas e orientações teóricas neste domínio de estudos
d) Dominar os conhecimentos fundamentais da área de estudo e demonstrar capacidade de análise crítica sobre os mesmos (teorias, conceitos, metodologias, instrumentos e técnicas de pesquisa)
Competências específicas
e) Demonstrar capacidade de leitura crítica de textos fundamentais (a partir de um conjunto de leituras obrigatórias)
f) Demonstrar capacidade de aplicação de conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa (formulação de problemáticas e projectos de pesquisa; desenvolvimento de trabalho de investigação).
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A importância do Espaço Público para a Democracia constitui o tema nuclear de estudo do Seminário, tendo como quadro de análise a situação da nossa contemporaneidade (sociedades complexas e uma cultura pluralista).
A discussão desta temática é desenvolvida em torno de um conjunto de linhas de pesquisas fundamentais no âmbito dos estudos sociais da comunicação: 1. formas actuais do Espaço Público e Opinião Pública; 2. dimensão Ética e Moral da Comunicação Pública; 3. novos Movimentos e Identidades Sociais e as Políticas de Reconhecimento; 4. Comunicação e Poder (medium simbolicamente generalizado e medium racional de legitimidade); 5. Sociedade Civil e Democracia Deliberativa no contexto das Novas Redes e Tecnologias de Comunicação e Informação.
No aprofundamento destes domínios de estudo e linhas de pesquisa será prestada especial atenção aos media, tendo em conta a sua importância crescente nos nossos dias, aos mais diferentes níveis da vida social. Uma cuidada observação e análise atenderá à dupla face dos media na actualidade: instrumentos de performatividade funcional (processamento de Informação) e dispositivos de mediação simbólica (produção de Comunicação) – duas dimensões que, simultaneamente, definem uma ambivalência fundamental das sociedades dos nossos dias e do actual processo de desenvolvimento social.
Bibliografia
- J. Habermas (1992), Facticidad y validez, Madrid: Trotta
- J. Bohman (1996), Public deliberation, Cambridge, Mass.: The MIT Press
- A. Honneth (1995), The fragmented world of the social, N. York: State Univ. N. York Press
- S. Splichal (1999), Public Opinion, N.York: Rowman & Littlefield Pub.
- J. Pissarra Esteves (2003), Espaço Público e Democracia, Lisboa: Colibri.
Método de ensino
Exposição oral pelo docente dos conteúdos fundamentais do programa, a partir de leituras prévias de textos de referência pelos alunos, de modo a proporcionar uma problematização de conhecimentos e a sua mais ampla discussão em grupo.
Acompanhamento dos planos de pesquisa individuais (aprovação de projectos e demais tarefas de pesquisa).
Método de avaliação
Projecto individual de pesquisa - como desenvolvimento de um dos tópicos do programa e em função dos objectivos/interesses pessoais de cada aluno (tema da dissertação final de curso); a ser concretizado na forma de trabalho escrito (20 a 30 pág.s), segundo os requisitos de uma publicação de carácter científico.