
Metodologias de Investigação em Estudos dos Media e do Jornalismo
Código
722011063
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Em termos de aprendizagem:
a).Compreender a necessidade de uma pesquisa multidisciplinar sobre media, realizada no contexto de instituições e processos sociais;
b).Identificar perspectivas metodológicas quantitativas e qualitativas, as suas vantagens e limites;
c)Explorar metodologias de tipo qualitativo, em articulação com Projecto de Investigação em curso (UTAustin/CD/016/2008)
Em termos de competências:
a).Saber recolher, tratar e analisar informação social de tipo qualitativo junto de populações diferenciadas;
b).Adquirir capacidades para proceder a escolhas metodológicas informadas na Dissertação de mestrado.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Perspectivas gerais sobre metodologias de pesquisa e a filosofia da investigação científica. A complementaridade das metodologias quantitativas e qualitativas;
2.A pesquisa em Media em curso no Projecto Inclusão e Participação Digital, do Programa UTAustin|Portugal. O enfoque em metodologias qualitativas na primeira fase do Projecto.
3.Caracterização e exploração no terreno de diferentes metodologias de tipo qualitativo
-Observação etnográfica;
-Entrevistas em profundidade e histórias de vida.
4.Tratamento dos dados recolhidos e análises com recurso a instrumentos de apoio à análise.
Bibliografia
MCLEOD, J., & THOMPSON, R. (2009). Researching Social Change. London: Sage.
GLASER, Barney G. e STRAUSS, Anselm (2007 [1967]), The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research, New Brunswick & London: Aldine Transaction.J
ENSEN, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research. Qualitative and Quantitative Methodologies (pp. 254-272). London: Routledge.
HAMMERSLEY, Martyn e ATKINSON, Paul (2000), Ethnography. Principles in practice, London & New York: Routledge. 2ª ed.
SILVERSTONE, R. (2010). "Domesticando a domesticação. Reflexões em torno de um conceito." Media & Jornalismo 9(1): 9-30.
Método de ensino
Trabalho de seminário, com discussão de textos lidos pelos estudantes e discussão do trabalho de campo em curso, realizado pelos estudantes.
Método de avaliação
Participação nas sessões e condução no terreno das actividades propostas (40%).
Relatório final sobre o trabalho de campo realizado, com discussão dos resultados encontrados (60%).