Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Práticas Web II

Código

722011074

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10.0

Professor responsável

Vítor Badalinho

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os Media Interactivos assumem-se cada vez mais como alternativa aos produtos dos media tradicionais: blogs e wikis versus imprensa escrita, filmes de animação digital versus animações com base em modelação tridimensional.
Com o advento do digital, surge uma nova experiência que invade o domínio dos media convencionais: a televisão torna-se interactiva, o jornal digital, o wireless e as telecomunicações móveis revolucionam o acesso à Internet. Nascem e ampliam-se as redes de interacção social baseadas na Web, os ambientes virtuais e comunidades online, espaços de trabalho partilhado. Colocam-se novos desafios aos designers em termos de conhecimentos técnicos, competências, e atitudes relativas à sua formação e desenvolvimento académico e profissional. A comunicação da era digital transformou as ferramentas de criação de conteúdos, e desta forma, afectou a inspiração e expressão criativas dos Media Interactivos, fortemente influenciada e mesmo condicionada pela própria natureza dos diversos meios e possibilidades que oferecem as novas tecnologias.
O seminário de Práticas Web 2 prepara os estudantes para a utilização de ferramentas computorizadas que intervêm nos processos criativos de novos media digitais, com grande destaque para o papel das bases de dados no desenvolvimento de aplicação de gestão de informação.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Este seminário visa fornecer ao estudante os conhecimentos que estão na base dos processos criativos de design funcional, realizados através das novas tecnologias Web. Serão abordados métodos e técnicas informáticas, com especial incidência na arquitectura de base de dados e lógica de programação, de modo a permitir a produção e implementação de projectos multimedia. Nesta perspectiva será dado um especial relevo para os seguintes tópicos:
- Métodos de interface de BD com a Web;
- Arquitectura de base de dados;
- Estrutura e lógica de programação.
- Linguagens e ferramentas abordadas: PhP, MySQL;

Bibliografia

CONVERSE, Tim, PHP5 and MySQL Bible, New Jersey, Hungry Minds Inc, 2004
ERL, Thomas, Service-oriented Architecture: A Field Guide to Integrating XML and Web Services, NY, Prentice Hall, 2004.
RICHARDS, S., Pro PHP XML and Web Services, New Jersey, Hungry Minds Inc, 2004. POWAZEK, Derek, Design for Community: The Art of Connecting Real People in Virtual Places, Berkeley, New Riders, 2002.
W3C, World Wide Web Consortium, http://www.w3.org/

Método de ensino

Abordagem teórica da arquitectura e modelação de bases dados.
Sessões de demonstração de código e funcionalidades específicas de páginas dinâmicas, articuladas com as estratégias de desenvolvimento de um projecto Web.
Análise de aspectos relevantes para o plano de trabalho que o estudante deverá desenvolver ao longo do seminário.

Método de avaliação

O estudante deverá apresentar um projecto multimédia exequível durante o período do seminário. O projecto deverá obrigatoriamente recorrer a aplicações interactivas, base de dados online e motores de pesquisa na produção de conteúdos Web dinâmicos.

Cursos