
Políticas e Estratégias do Audiovisual: A Migração para o Digital
Código
722011104
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10.0
Professor responsável
Francisco Rui Cádima
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aquisição de competências específicas, de informação e conhecimento
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
São temáticas fundamentais do seminário: Contextos da Televisão Clássica. Serviço Público de Televisão: missão, diversidade e qualidade face ao Digital; A Emergência dos Ambientes Digitais; As Novas Estratégias do Audiovisual e as Directivas comunitárias A Televisão Digital e as Políticas do Audiovisual no Contexto da Sociedade de Informação; Televisão, Interactividade e redes: Da TDT à iTV. Do não-linear ao multi-linear: narrativas interactivas e storytelling.
Bibliografia
BERGER, Kathrin e SCHOENTAL, Max, Tomorrow´s Delivery of Audiovisual Services Legal Questions Raised by Digital Broadcasting and Mobile Reception, Strasbourg, IRIS Special, OEA, 2005.
CÁDIMA, F. Rui, Desafios dos Novos Media, Lisboa, Editorial Notícias, 2001 (2ª ed.).
CÁDIMA, F. Rui, A Televisão ‘Light’ Rumo ao Digital, Lisboa, Media XXI/Formalpress, 2006
NICOLTCHEV, Susanne, et altri, Television and Media Concentration - Regulatory Models on the National and the European Level, IRIS Special, Strasbourg, OEA, 2001.
FLICHY Patrice, e QUÉRÉ, Louis, Communiquer à l´Ère des Réseaux, RÉSEAUX, Vol. 18, nº 100, Paris, Hermès Science Publications, 2000.
Método de ensino
O método de ensino é essencialmente reflexivo, da problematização sobre os contextos para os estudos de caso sobre os conteúdos programáticos do seminário. As práticas integram a participação dos mestrandos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais do seminário (proporção estimada em 50% para práticas, 50% para teóricas).
Método de avaliação
A avaliação do seminário faz-se através de uma articulação entre o sistema de avaliação formal e a avaliação contínua, centrada esta, designadamente, nos trabalhos individuais dos estudantes (máx: 20 páginas) sobre os conteúdos fundamentais do seminário.