
Música e Literatura
Código
722021020
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Manuela Toscano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Expressão escrita e oral de nível académico, num discurso interdisciplinar articulado, rigoroso e profundo;
b) Competências teóricas, estéticas, metodológicas e analíticas adequadas à especificidade da obra poético-musical em causa, sem esquecer a sua contextualização institucional e sociocultural.
c) Capacidade de questionamento filosófico e crítico a partir da audição comparativa de execuções musicais, reconhecendo os diversos níveis de interacção possíveis entre poesia, voz e instrumento, entre outras dinâmicas composicionais e expressivas da obra;
d) Sensibilidade diferenciada relativamente à musicalidade, temporalidade e potencial expressivo da palavra poética alemã/francesa nas obras em causa e ainda em relação às possibilidades de leitura do seu mundo arquetípico, poético e imaginal.
e) Reconhecimento crítico de meios técnicos, retóricos e expressivos no plano da interpretação vocal e pianística: saber como explorar o potencial fónico e expressivo contidos na língua alemã/francesa e surpreender as suas possíveis interacções com o piano, a nível de ataques e articulação, plasticidade do fraseio, diferenciação sonora e tímbrica, temporalidade, construção e dinâmica de efeitos, qualidade de silêncios, instauração de espaços e atmosferas.
Pré-requisitos
É aconselhável o conhecimento de inglês, alemão e francês. Em todo o caso, serão fornecidas traduções das poesias em causa.
Conteúdo
“Lied e mélodie de Schubert a Poulenc. Perspectivas literárias, estéticas, analíticas, críticas e interpretativas.”
1. Filões estilísticos, estéticos e expressivos no Lied oitocentista e suas transformações: Schubert, Schumann, Brahms, H. Wolf, Mahler.
2. Trajectórias da mélodie:Gounod, Fauré, Duparc, Chausson, Debussy, Ravel e Poulenc.
3. Distinção entre cultura vocal e pianística germânica e francesa neste âmbito, colhendo a singularidade dos seus mundos estéticos, literários, expressivos e de interpretação musical.
4. Análise dos vários modos, planos e dinâmicas em que música e poesia se iluminam mutuamente;
5. Apresentação de temas literários e figuras arquetípicas nos géneros musicais em causa e abordagem comparativa da sua interpretação musical por vários compositores.
Bibliografia
PARSONS, James (ed.), The Cambridge Companion to the Lied, Cambridge, Cambridge University Press, 2004.
BYRNE, Lorraine, Schubert’s Goethe Settings, Burlington, Ashgate, 2003
YOUENS, Susan, Hugo Wolf and his Mörike Songs, Cambridge , Cambridge University Press, 2000
MITCHELL, Donald, Gustav Mahler, Songs and Symphonies of Life and Death, Woodbridge, Boydell Press, 2000
BERNAC, Pierre, The Interpretation of French Song, New York, The Norton Library, 1978.
CABALLERO, Carlo, Fauré and French Musical Aesthetics, Cambridge, Cambridge University Press, 2001.
Método de ensino
Exposições orais e comentários pela docente; apresentações orais de análises poético-musicais pelos mestrandos e sua discussão colectiva; audição comparativa de várias interpretações musicais da mesma obra: crítica e discussão colectiva.
Método de avaliação
Serão considerados para a avaliação elementos da participação nas aulas: comentários ricos, argumentação pertinente, manifestações de sensibilidade artística amadurecida. Apresentações orais e discussão de trabalhos: análises poético-musicais e crítica comparativa de interpretações musicais; exposição e análise de textos. Trabalho escrito final.