
Música e Sociedade
Código
722021022
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Proporcionar uma formação avançada na sociologia, história e teoria do espetáculo músico-teatral, investigando as tipologias dos sistemas de comunicação (nos planos da produção, mediação, recepção), a sua constituição e a sua dinâmica, em interação com a mudança dos contextos socioculturais, económicos e políticos. Enfatizar a relevância do enfoque sociológico na análise músico-dramatúrgica, a qual deverá ter sempre em conta o papel estruturante da música: na construção das personagens e na caracterização das situações, incluindo o seu papel como comentário, contraponto e elemento de distância crítica (ou Verfremdung), bem como ainda as possibilidades proporcionadas pelas novas tecnologias. Abordar a problemática da gestão, da produção e da promoção do espetáculo músico-teatral.
O seminário estimulará o aluno a trabalhar independente e criativamente, valorizando-se a iniciativa e independência intelectual demonstrada. É objectivo ainda que o aluno desenvolva a sua competência escrita, cultivando formas de expressão apropriadas ao assunto que comunica, apresentando os resultados da sua investigação de forma rigorosa e coerente. O seminário visa ainda promover a boa capacidade de colaboração entre colegas, valorizando a prática de debate intelectual e de partilha de ideias e experiências construtiva.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
Géneros músico-teatrais na história e na atualidade. Particular incidência na ópera e géneros afins. Investigação dos sistemas sociocomunicativos e das suas transformações em relação com as mudanças sociais e políticas. A problemática da produção e da recepção. Políticas Públicas. O espetáculo músico-teatral e a “palavra cénica” em língua portuguesa.
Plano Curricular I - A ópera e as transformações da esfera pública: uma retrospetiva europeia
II - A ópera e as transformações da esfera pública em Portugal
III - Da ópera como ‘negação do teatro’ à ópera como teatro: problemas de encenação e performance. Instituições, públicos e políticas públicas.
Método de ensino
Debate semanal sobre os temas proposto nos plano curricular e incidindo especialmente sobre as leituras e audições calendarizados. Elaboração de um trabalho sobre um tema selecionado em conjunto com o docente/tutor, que será ainda objecto de uma primeira apresentação oral no decurso do seminário (na fase de preparação), bem como de uma apresentação oral final (“comunicação”) no simpósio organizado no âmbito do seminário, a realizar após entrega dos trabalhos.
Método de avaliação
Avaliação contínua, valorizando a participação activa e regular do estudante. A realização de duas exposições orais e de um trabalho escrito de cerca de 30.000 caracteres constituirão a base principal da avaliação.