
História da Música Ocidental
Código
722021037
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10.0
Professor responsável
Manuel Pedro Ferreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir conhecimento especializado e actualizado na área de estudos de ópera e noutras áreas de estudo humanístico que lhe são relevantes.
c) Desenvolver capacidade de reflexão, síntese e análise, integrando os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de um projecto de investigação próprio.
e) Desenvolver capacidades de debate científico, contribuindo para discussão no âmbito do seminário.
f) Ser capaz de escrever claramente e num estilo apropriado sobre um tema de reflexão ou investigação empírica seleccionado.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
A interpretação operática abordada sob dois prismas diferentes numa perspectiva interdisciplinar, teórica e empírica:
1. Corpo, sociedade e cultura: o corpo performativo como texto, noções de género, sexualidade e identidade na interpretação, relações intérprete/ personagem/espectador, dimensões éticas, estéticas e técnicas da interpretação.
2. Voz, vocalidade e interpretação: a voz enquanto instrumento expressivo, a voz e as técnicas vocais nas práticas de composição, a voz enquanto locus dramático, significação textual mediada pela interpretação lírica, e a noção de presença operática.
O trabalho a realizar articula-se com o projecto de investigação “O teatro de São Carlos: as artes do espectáculo em Portugal” (CESEM) permitindo uma nova reflexão sobre documentação inédita e análise de algumas óperas portuguesas do século XIX, bem como do repertório italiano e francês que permite o seu enquadramento.
Bibliografia
Mladen DOLAR, A Voice and Nothing More, Boston, MIT Press, 2006.
Hans Ulrich GUMBRECHT, The Production of Presence: What Meaning Cannot Convey, Stanford, Stanford University Press, 2004.
Mary Ann SMART, Mimomania: Music and Gesture in Nineteenth-century Opera, Berkeley: University of California Press, 2004.
Patrice PAVIS, Analyzing Performance: Theater, Dance, and Film, Ann Arbor, University of Michigan Press, 2003.
Marian SMITH, Ballet and Opera in the Age of Giselle, Princeton, Princeton University Press, 2000.
Método de ensino
40% de aulas teóricas e 60% de práticas.
1) Apresentação de recensões críticas de um conjunto de textos extraídos da bibliografia.
2) Análise e discussão de obras musicais seleccionadas.
3) Discussão de problemas metodológicos relacionados com a elaboração do ensaio escrito a realizar por cada um dos alunos.
Método de avaliação
40% de aulas teóricas e 60% de práticas. A avaliação é feita através de apresentações nas aulas e de um ensaio escrito a realizar por cada aluno.