Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História e Políticas Educativas

Código

722031067

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10.0

Professor responsável

David Justino

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Este seminário tem como principal finalidade explorar as relações entre a educação e os modelos de desenvolvimento das sociedades e as implicações que tiveram no campo educativo, procurando situar os fenómenos do desenvolvimento nas sociedades actuais, fazendo uso de recursos teóricos, conceptuais e empíricos.
Neste sentido desdobra-se nos seguintes objectivos:
a) Adquirir competências na interpretação e análise da produção científica em áreas estruturantes das Ciências da Educação e especificamente no campo das políticas educativas;
b) Analisar de forma crítica as condições sociais, históricas e políticas nas quais emergiram os modos de entender e valorizar a prática educativa problematizando, em particular, o seu carácter político;
c) Proporcionar uma abordagem das políticas educativas centrada, sobretudo, na sua análise e na sua desconstrução, de modo a permitir a compreensão do “ciclo político” e suas interacções, desde o nível da elaboração ao da implementação;
d) Analisar de forma crítica as principais iniciativas políticas no contexto da União Europeia com implicações para os sistemas de educação e formação dos Estados-membros;
e) Lançar as bases para repensar o futuro da educação, com um enfoque específico no contexto europeu, em geral, e no caso português, em particular.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. O contexto mundial e as políticas educativas: globalização e europeização das políticas educativas;
2. Perspectivas sobre a política em geral, e as políticas educativas em particular;
3. Modos e Níveis de regulação das políticas educativas;
4. Enquadramento actual das políticas educativas da União Europeia.

Bibliografia

AFONSO, A. J. (2003). Estado, Globalização e Políticas Educacionais: Elementos para uma agenda de investigação. Revista Brasileira de Educação, 22, 35-46.
ALVES, M., Gomes, E. e Neves, C. (2010). Lifelong Learning: conceptualizations in European educational policy documents. European Educational Research Journal. 9 (3). 332-344
BARROSO, J. (2006). O Estado e a Educação: a Regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. In A regulação das políticas públicas de educação. Espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.
CHARLOTt, B. (2007). Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. Sísifo - Revista de Ciências da Educação 4 (Out/Dez). 129-136.
TEODORO, A. (2001). Organizações Internacionais e políticas educativas nacionais: a emergência de novas formas de regulação transnacional, ou uma globalização de baixa intensidade. In S. Stoer, L. Cortesão & J. A. Correia (Eds.), Transnacionalização da Educação. Da crise da educação à "educação" da crise. Porto: Edições Afrontamento.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do professor, alternada com a exposição de textos por parte dos alunos. Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.

Método de avaliação

Recensão e apresentação de um capítulo de livro ou artigo por escrito e oralmente perante a turma, um trabalho a ser realizado em grupo (20% da nota final), e um ensaio de aprox. 5 pág. sobre um tema sugerido pelo professor, a ser realizado individualmente (70% nota final). Participação oral dos alunos nas discussões realizadas na sala de aula (10%).

Cursos