Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Espacial

Código

722041104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10.0

Professor responsável

Não atribuído, Rui Pedro Julião

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Dominar o vocabulário específico da Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
2. Compreender os fundamentos da Informação Geográfica
3. Compreender os fundamentos da Modelação Geográfica
4. Explorar estruturas de dados para análise de problemas espaciais
5. Desenvolver metodologias de análise espacial
6. Desenvolver e aplicar processos de análise espacial em plataformas tecnológicas

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Apresentação e Introdução
Objectivos / Programa / Avaliação
Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
2. Os fundamentos da Modelação Geográfica
Modelos e estruturas de dados
Da realidade aos modelos
3. Princípios de Análise Espacial em SIG
Ferramentas de análise espacial
Tipologias
Aplicação
Implementação de projectos
Concepção
Estruturação
Desenvolvimento
Exemplos

Bibliografia

BURROUGH, P.; MCDONNELL, R., A. (1998), Principles of Geographical Information Systems (Spatial Information Systems), 2nd edition, Oxford Univ Press, Oxford.
LONGLEY, P.; BROOKS, S.; MCDONNELL, R. e MACMILLAN, B. (eds) (1998): Geocomputation. A Primer, John Wiley & Sons, Chichester.
LONGLEY, P.; GOODCHILD, M.; MAGUIRE, D.; RHIND, D. (2005), Geographical Information Systems and Science, 2ª ed., John Wiley & Sons, New York.
MATOS, J. L. (2008), Fundamentos de Informação Geográfica, 5ª Edição, Colecção Geomática, LIDEL, Lisboa.

Método de ensino

Método de avaliação

A avaliação é feita de forma contínua, através da realização de trabalhos individuais, da participação em fóruns de discussão (em regime de e-Learning) e de um exame final (presencial).

Cursos