
Problemática da Modernidade Económica e Social no Portugal Contemporâneo
Código
722051160
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Fernanda Rollo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Conhecimento:
- das metodologias associadas à História Económica e das suas perspectivas e tendências recentes.
- das principais fontes primárias e da bibliografia fundamental produzida sobre a temática e capacidade de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico-cultural;
- da história da economia e da sociedade portuguesas contemporâneas, e em particular no século XX, tendo em consideração o seu enquadramento internacional.
- das características estruturais e das principais alterações que ocorreram na estrutura económica e social do País no período contemporâneo.
- dos princípios fundamentais do pensamento e da política económica portuguesa tendo em consideração as diversas conjunturas históricas.
b) Compreensão e capacidade de reflectir criticamente sobre as principais conjunturas e as razões que determinaram as principais etapas da história económica e social portuguesa
c) Capacidade de reflectir e de fundamentar um pensamento crítico sobre a questão do desenvolvimento económico e social e de pensar o desenvolvimento económico e social de Portugal no quadro internacional e, em particular europeu.
d) Aquisição de conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento e a capacidade de realização de estudos / trabalhos de investigação sobre as temáticas abordadas.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Seminário dedicado ao estudo, análise e compreensão da natureza e da estrutura social e produtiva, políticas e estratégias prosseguidas e principais conjunturas que marcaram a economia e sociedade portuguesas no século XX, ponderando a sua inserção no contexto internacional, em particular europeu, e as realidades coloniais.
Começa-se por uma abordagem epistemológica da história económica e social, percebendo os seus conteúdos. Metodologias, perspectivas e tendências mais recentes a que se segue uma apresentação e apreciação crítica dos principais arquivos / acervos documentais, fontes primárias e bibliografia relevantes para o estudo da economia portuguesa.
Depois dessas abordagens introdutórias o seminário dedica-se às temáticas mais relevantes que caracterizam a economia e a sociedade portuguesas entre o final do século XIX e o período pós Revolução 25 de Abril. A partir de uma breve caracterização da economia e da sociedade do final do século XIX, focam-se sucessivamente as principais características do tecido económico e social, as políticas económicas e sociais e as propostas de reforma relativas aos períodos da I República, Ditadura Militar / Ditadura Financeira, do Estado Novo, no tempo do salazarismo e do marcelismo, e do período da Revolução de Abril de 1974, considerando os enquadramentos colonial e internacional referidos.
Bibliografia
- LAINS, Pedro e SILVA, Álvaro Ferreira da (Org.), História Económica de Portugal 1700-2000, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2005.
- ROLLO, Maria Fernanda, “Percursos Cruzados”, in Engenho e Obra. Uma abordagem à História da Engenharia em Portugal no Século XX, Coord. J. M. Brandão de BRITO, Manuel HEITOR e Maria Fernanda ROLLO, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2002.
- LOPES, José da Silva, A Economia Portuguesa desde 1960, Lisboa, Gradiva, 1996.
- ROSAS, Fernando, O Estado Novo (1926-1974) (História de Portugal, Sétimo Volume, Dir. José MATTOSO), Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.
- BRITO, José Maria Brandão de, A Industrialização Portuguesa no Pós-Guerra (1948-1965). O Condicionamento Industrial, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1989.
Método de ensino
Aulas / Conferências magistrais de apresentação da natureza e das problemáticas associadas aos pontos fundamentais do programa.
Apresentação e debate de textos.
Acompanhamento tutorial dos diversos elementos de avaliação.
Método de avaliação
Participação oral nos debates.
Apresentação oral de um texto.
Elaboração de um pequeno trabalho escrito.
Apresentação e discussão em aula de um ensaio escrito (20 p.) elaborado a partir de investigação em fontes primárias e bibliografia.
Ensaio escrito (20 p.) elaborado a partir de investigação em fontes primárias e bibliografia.