
Territórios, Cidades e Paisagens na Idade Média
Código
722051175
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir consciência de que as formas de organização social do espaço, do território e da paisagem na Idade Média resultam da simbiose entre de profundas e complexas heranças culturais recebidas da Antiguidade e aspectos inovadores resultantes da afirmação de uma sociedade específica e de uma mentalidade cristã medievais.
b) Aquirir conhecimentos teóricos que lhe permitam a compreensão dos diferentes aspectos do que caracterizam a organização social do espaço.
c) Obter uma visão da organização social do espaço, do território e da paisagem atenta às variantes geo-cronológicas e à articulação entre estruturas e conjunturas;
d) Adquirir um conhecimento actualizado sobre os diferentes aspectos da organização social do espaço, do território e da paisagem no Portugal medieval.
e) Adquirir contacto com fontes medievais adequadas ao estudo da organização social do espaço, do território e da paisagem.
f) Demonstrar capacidade para planificar, levar a cabo e apresentar em forma escrita, de acordo com os métodos da disciplina, uma pequena contribuição para o conhecimento historiográfico baseada numa investigação que tenha a ver com uma problemática específica dos conteúdos leccionados.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Introdução: Problemáticas e metodologias. O contributo das outras ciências sociais e humanas. A diversidade das fontes. O caso português. Alguns conceitos operatórios: território, cidade, paisagem.
1. Espaço na Idade Média: variações e variabilidadeVariação dos factores naturais. Antropização: Dinâmica das ocupações e da exploração dos recursos naturais. Marcar o espaço: delimitações Usos e representações.
2. A construção das paisagens medievais: processos, tempos e vivências Paisagens rurais. Paisagens urbanas. A vivência das paisagens. Ordem e desordem.
3. Os territórios medievais: continuidades e rupturas
Fronteiras. Territórios políticos. Territórios administrativos.
Bibliografia
CAROZZI, Aix-en-Provence, Publications de l’Université de Provence, 2004.Médiéviste (Le) devant ses sources. Questions et méthodes, dir. C CAROZZI e H. TAVIANI- WILLIAMSON, Tom, Shaping Medieval landscapes. Settlement, society, environment, Bollington, Windgather Press, 2003.
ANDRADE, Amélia Aguiar, A construção medieval do território, Lisboa, Horizonte, 2001
DELORT ; Robert ; WALTER, François, Histoire de l’environnement européen, Paris, PUF, 2001 ;
Milieux naturels, espaces sociaux. Études offertes à Robert Delort, Paris, Publications de la Sorbonne, 1997.
Método de ensino
Exposição magistral de conteúdos teóricos pela docente
Comentário de fontes históricas diversas pelos alunos orientados pela docente
Comentário de textos seleccionados de bibliografia
Elaboração de um trabalho de iniciação do estudante às metodologias de investigação em História Medieval.
Orientação tutorial
Método de avaliação
Conteúdos das aulas teóricas: elaboração de um comentário escrito individual sobre uma fonte histórica (20%)
Conteúdos das aulas práticas: comentário oral de materiais como textos, mapas, imagens etc. (20%)
Elaboração de um trabalho escrito individual tendo como base a utilização de textos medievais (60%)