
Fotografia e Realismo nos Anos 30
Código
722061069
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Margarida Brito Alves
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Compreender as relações da pintura com a fotografia nas propostas das primeiras vanguardas do século XX, tomando como base a matéria dada nas aulas e a discussão de textos seleccionados dentro da bibliografia.
2) Explicitar o papel das técnicas da collage e da montagem no Dadaísmo e no Construtivismo, definindo os conceitos que lhes estão associados.
3) Situar as implicações da aliança da fotografia com as artes gráficas e com o “design” de exposições.
4) Adquirir um conhecimento amplo sobre as relações entre fotografia e propaganda nos Anos 30.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
1) O real e as suas imagens entre a pintura e a fotografia. As primeiras vanguardas do século XX e a questão da representação da realidade. Os processos da “collage” e da montagem no Dadaísmo e no Construtivismo. A incorporação da fotografia na pintura e no desenho. A nova técnica da fotomontagem e o poder das imagens combinadas. O interesse dos surrealistas pela fotomontagem nos Anos 30.
2) A Fotografia como “epopeia dos novos tempos”. A imprensa ilustrada e o impacto das reportagens fotográficas. Da imagem-objecto à imagem-testemunho. Fotografia, artes gráficas e design de exposições. O papel de El Lissitzky na instauração de um discurso visual para as grandes massas. O Pavilhão da União Soviética na Exposição Internacional de Imprensa -“Pressa”- de Colónia (1928) e o Pavilhão do Deutscher Werkbund na “Exposição de Artes Decorativas” em Paris (1930).
3) A realidade e as aparências. Os poderes de persuasão da imagem fotográfica. Fotografia e propaganda. Herbert Bayer e as exposições nacional-socialistas em Berlim (1933-37). A “Mostra della rivoluzione fascista” em Roma (1932) e a “Exposição do Ano X da Revolução Nacional” em Lisboa (1936).
Bibliografia
ADES, Dawn, Photomontage, Thames and Hudson, Londres, Paris,1993
ANNÉES 30 EN EUROPE: le temps menaçant 1929-1939, catálogo da exposição, Paris, Musée d’Art Moderne de la ville de Paris, Flamarion, 1997
DADA, catálogo da exposição, New York, MOMA, 2006
El LISSITZKY. PARA ALÉM DA ABSTRACÇÃO, catálogo da exposição, Porto, Museu de Serralves, 2000
KRAUSS, Rosalind, Le photographique. Pour une théorie des écarts, Macula, Paris,1990
Método de ensino
Aulas semanais teórico-práticas . Completa-se o ensino com a análise de obras apresentadas nas aulas e com a discussão semanal de textos seleccionados dentro da bibliografia.
Método de avaliação
Apresentação e discussão de textos em aula.
Apresentação de 1 trabalho final de investigação (15 p.)