
Cidadania e Políticas Públicas: os Migrantes entre o Poder e a Política
Código
722081034
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a.Reflectir sobre os processos de construção da cidadania em sociedades complexas, profundamente envolvidas nos processos de globalização;
b.Dotar os estudantes da capacidade de assumir funções de assessoria na definição, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de integração e de promoção da coesão social;
c.Dotar os estudantes da capacidade de apoiar, nas instituições públicas e privadas, a gestão de recursos humanos cada vez mais diversos;
d.Dotar os estudantes da capacidade de formular propostas inovadoras e interessantes para o desenho de instrumentos de monitorização das populações;
e.Dotar os alunos de capacidade de realização semi-autónoma de projectos de investigação.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Alguns apontamentos prévios sobre as definições de migrante, estrangeiro e fronteira.
2. Teorias da cidadania
3. Diversidade e políticas públicas
4. Os Estados nacionais perante as migrações internacionais: filosofias de integração e adaptação institucional
5. Estruturas de oportunidades: participação e coesão social
6. As associações enquanto instituições
7. Transnacionalismo, pertença e desenvolvimento
Bibliografia
Brubaker, Rogers (2003), “The return of assimilation?” in C. Joppke & Ewa Morawska (org.), Toward assimilation and citizenship, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Castles, S. (2005), Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios: Dos trabalhadores convidados às migrações globais, Lisboa: Fim de Século.
M. Margarida Marques (org.) (2010), Estado-Nação e Migrações Internacionais, Lisboa: Livros Horizonte
Castles, Stephen & Raul Delgado Wise (coord.) (2007), Migración y desarrollo: perspectivas desde el sur, Mexico: Universidad Autonoma de Zapatecas, Secretaria de Gobernacion & Organizacion Internacional para las Migraciones.
Turner, Brian (1992), ‘Outline of a theory of citizenship’ in C. Mouffe (org.), Dimensions of radical democracy, Londres: Verso, pp.33-62.
Método de ensino
Aulas de exposição teórica e sessões práticas. Estas últimas consistirão em apresentação e discussão pelos alunos de textos (de bibliografia teórica e de investigação) e de relatórios de progresso dos seus trabalhos de ensaio ou projecto de investigação.
Acompanhamento tutorial da elaboração por cada aluno de um ensaio ou um projecto de investigação sobre um tópico relevante.
Método de avaliação
A avaliação do seminário terá em conta a participação dos estudantes nas discussões que tiverem lugar durante as aulas (PA), que inclui preparação para discussão oral de textos, a elaboração de um trabalho escrito (TE) e a sua apresentação e discussão oral (AD).
A classificação final de frequência (CF) será calculada usando a seguinte fórmula:
CF = (PA X 0,25) + (AD X 0,25) + (TE X 0,5)