
Dimensões e Modos de Expressão das Desigualdades
Código
722081044
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Servindo o tema de mestrado “Políticas públicas e desigualdades sociais”, a cadeira centra-se nalgumas dimensões dos problemas sociais e das políticas seguidas para lhes fazer face. Para cada uma das dimensões abordadas o objectivo é de considerar as linhas modais das políticas públicas que podem estar associadas aos problemas e desenvolver, particularmente, aquelas que têm uma intervenção directa nas políticas sociais orientadas para o tratamento dos problemas. Procura-se que os alunos possam obter informação sobre as prioridades das políticas, os dispositivos, as modalidades, os actores, as lógicas de intervenção e os respectivos sistemas de legitimidade., assim como sobre a extensão das políticas e os possíveis modos de apropriação. Procura-se, na medida do possível, enquadrar a informação numa perspectiva histórica e comparativa. A informação de estruturação deve servir ao aluno como base para proceder à análise de dimensões específicas das desigualdades e para ser capaz de gerir acções com elas relacionadas.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
A cadeira é estruturada em módulos que cobrem dimensões específicas das desigualdades, podendo sr adaptadas aos projectos dos alunos:
Módulo A: Sistema de cuidados de saúde, relação ao corpo e desigualdades sociais,
Módulo B: Políticas públicas, educação e desigualdades sociais
Módulo C: Desigualdades sociais associadas a características individuais
Módulo D: Etnicidade, diferença e desigualdades sociais
Módulo E: Espaço desigualdades sociais
Bibliografia
• BALSA, Casimiro, WESSLER BONETI, Lindomar, SOULET, Marc-Henry, (Org.) 2006, Conceitos e dimensões da probreza e da exclusão social: uma abordagem transnacional, Col. Método e Teorias, Edições Unijuí/CEOS, Brasil
• BALSA, Casimiro, FARINHA, Tiago, URBANO, Cláudia e FRANCISCO, André, 2003, Inquérito Nacional 2001 ao consumo de substâncias psicoactivas na população portuguesa, Colecção Universidades, Edição IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência), Lisboa, 2003, 361 páginas.
• CANÁRIO, Rui, ALVES, Natália, ROLO, Clara, 2001, Escola e Exclusão Social,, Educa Organizações, Lisboa.
• BALSA, Casimiro, SIMÕES, José Alberto, CARMO, Renato do e CAMPOS, Ricardo, 2001, O Perfil dos Estudantes do Ensino Superior – Desigualdades e Diferenciação, Edições Colibri e CEOS – Investigações Sociológicas, Lisboa, 2001, 237 pp.
• BALSA, Casimiro e BARRETO Jacqueline: Les Sans-Abri au Portugal, 1995, Observatoire Européen des Sans-Abri, FEANTSA, Fédération Européenne des Associations Nationales travaillant avec les Sans-Abri, Bruxelas, 1995, 100 páginas.
Método de ensino
É seguida uma metodologia interactiva que associa um momento de formulação de questões que tende a valorizar a eventual experiência dos alunos e um outro de sistematização de informações adequada ao conhecimento dos temas abordados e à regulação, ao nível dos alunos, dos processos de investigação seguidos.
Método de avaliação
A avaliação é baseada nos contributos dos alunos nas aulas e na sua posterior formalização, num trabalho escrito. Procura-se os alunos integrem os conteúdos da formação nos seus trabalhos de tese. Alternativamente, no caso, sobretudo, de cadeiras teóricas de sistematização, os trabalhos alimentam dossiers temáticos destinados ao conjunto dos alunos.