Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Interpretação das Desigualdades Educativas

Código

722081066

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10.0

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No após-guerra, a promoção da igualdade de oportunidades sociais através da expansão e democratização dos sistemas educativos tem sido um objectivo assumido pelo pessoal político dirigente dos países industriais avançados, um ideal mais ou menos retomado à escala global pelos países «emergentes». A expansão dos sistemas educativos tem efectivamente conduzido a alguma redução das desigualdades sociais perante a educação, embora estas persistam em patamares que parecem dificilmente ultrapassáveis. Sobretudo, em termos de oportunidades sociais, os progressos em direcção à igualdade têm sido bem mais moderados do que se poderia supor a partir da relativa democratização educativa. O seminário tem por objectivos familiarizar os alunos: (I) com as principais teorias e o debate actual sobre as desigualdades educativas; (II) com as possíveis razões pelas quais a democratização educativa não tem conduzido aos progressos esperados em matéria de igualdade de oportunidades. Para ambos os objectivos será dado relevo à pesquisa empírica nos respectivos âmbitos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

I. Desigualdades de oportunidades educativas: das teorias culturalistas à teoria das decisões em matéria de escolaridade. Complementaridade de ambas as perspectivas. O debate actual sobre a natureza das desigualdades educativas.
II. Desigualdades de oportunidades sociais: os resultados dos estudos de mobilidade social intergeracional. Ideais meritocráticos, mobilidade estrutural, mobilidade relativa e papel da educação.

Bibliografia

1.Breen, R. (org.) , Social mobility in Europe, Oxford, Oxford University Press, 2005.
2. Dalton, C., Albright, K. (org.), After the Bell: family background and educational success, Londres, Taylor and Francis, 2004.
3.Olssen, M. (org.), Culture and learning: access and opportunity in the classroom, Wesport, The Greenwood Press, 2004.
4. Boudon, R., L’ inégalité des chances. La mobilité sociale dans les sociétés industrielles, Paris, A. Colin, 1973.

Método de ensino

Os tempos de exposição alternam com momentos de discussão a partir de problemas enunciados pelo docente (discussão de grupo seguida de plenário), e a partir de textos expostos e problematizados individualmente pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação é baseada na exposição de textos e num ensaio escrito baseado em pesquisa autónoma.

Cursos